EAD foi tema da Capacitação em Metodologias Ativas na manhã de hoje (02/09)

Capacitação ficou a cargo do Prof. Me André Rojas. Cerca de 30 professores participaram desse módulo

Aconteceu na manhã deste sábado (02/09) o 7º módulo da Pós-Graduação em Metodologias Ativas, promovida pela Faculdade Don Domênico por meio do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras, com o objetivo de difundir a utilização de ferramentas inovadoras de educação. O Prof. Me. André Rojas foi o profissional responsável pelo módulo.

André iniciou sua apresentação fazendo um breve histórico do Ensino a Distância, lembrando que para sua realização nunca foi necessário a utilização de tecnologia. “Durante a II Guerra o EAD era realizado por meio do Código Morse. Tomou impulso na Década de 60. Isso se deu em razão da necessidade de levar a educação a lugares mais distantes”. Outro exemplo, segundo André, é o Telecurso 2000, responsável por formar milhares de pessoas no País. “Antigamente o Telecurso era feito pelo correio e servia ao propósito de levar educação à pessoas em diversos locais do Brasil, que não tinham a possibilidade de frequentar uma escola tradicional”, destacou.

Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação o EAD ganha mais força “Estamos conectados o tempo todo, através de celulares, computadores, tablets, etc. Nesse sentido, o EAD é uma forma de ensino que deverá crescer exponencialmente no futuro”, afirmou.

Segundo André, um dos principais problemas da expansão do EAD ainda é o preconceito dos alunos com essa nova forma de aprender. “Temos alunos que mesmo sem conhecer o sistema, desenvolveram uma restrição ao EAD, prejudicando o seu aprendizado”. Lembrando que, em muitos casos, após se familiarizarem com o sistema de ensino, aproveitam muito. “Vencida a barreira do preconceito, os alunos percebem que a ferramenta apresenta diversas vantagens para o aluno, a principal delas, a comodidade de estudar no momento que quiser, desde que tenha a disciplina e o compromisso necessário para isso”, avaliou.

André lembra, ainda, que muito do sucesso do EAD está diretamente ligado ao professor responsável pela disciplina. “O envolvimento dos alunos está diretamente ligado à capacidade do professor de instigá-lo a participar dos fóruns, debates e avaliações de desempenho”.

Para Anselmo Laurini Sant’anna, professor da Faculdade Don Domênico, a atração dos alunos para as discussões na plataforma ainda é o principal desafio a ser vencido. “Já preparei materiais de todas as formas e maneiras com o objetivo de atrair o aluno e engajá-lo na ferramenta, mas, ainda o que mais atrai o aluno são as atividades que valem nota. Nesse sentido, ainda há muito trabalho a ser feito na mudança de cultura dos nossos alunos, para que possamos atingir o máximo que a ferramenta pode dar”, afirmou.

Na segunda parte da manhã, foi realizada dinâmica para demonstrar a necessidade do trabalho em equipe e da padronização da qualidade no desenvolvimento do material e do sistema de ensino. Todos os professores participaram da dinâmica.

Em uma segunda dinâmica, os professores se reuniram em grupos para desenvolver uma aula de EAD, seguido de uma apresentação a respeito de sua ideia. A dinâmica serviu, ainda, para ajudar no aperfeiçoamento do processo de oferecimento do ensino na modalidade EAD.

Leandro Machado