“Cultura da Índia” é tema da Faculdade Master

A responsável pela aula foi a Profa. Me. Ângela Vaz, coordenadora da Faculdade Master

A professora Me. Ângela Vaz, coordenadora da Faculdade Master, abordou o tema cultura da Índia, falando sobre a sociedade, religião, nascimento e morte, que é uma das coisas mais curiosas na cultura indiana.

A professora iniciou a palestra com dados acerca do atual número de habitantes na Índia, que se aproxima de 1.324 bilhões de habitantes. “Só para termos uma sutil noção, o número atual de habitantes no Brasil é aproximadamente 207,7 milhões, e mais uma curiosidade sobre os números da Índia é que destes mais de 1 bilhão de habitantes, cerca de 250 milhões fazem parte da alta sociedade indiana, ou seja, pessoas com grandes mansões, veículos da alta sociedade e grande poder aquisitivo”, afirmou.

Em seguida, falou um pouco sobre religião na Índia, destacando o Hinduísmo, e explicou “O hinduísmo para os indianos é na verdade um estilo de vida. ” E, destacou: “muitas pessoas chamam os indianos de hindus, porém hindus são pessoas que professam o hinduísmo. É importante entendermos que através da filosofia hindu as pessoas aprendem que o importante é sempre o presente, e devido a esse entendimento, as pessoas que professam o hinduísmo não costumam se preocupar com o que já sofreram, e nem mesmo se preocupam com a morte, pois, para eles é só mais um estágio natural no fim da vida humana”.

Mahatma Gandhi

A professora Ângela também falou um pouco sobre Mahatma Gandhi e sua filosofia, e explicou alguns princípios que ele seguia, destacando o “ahimsa” que é o princípio que significa “não à violência” e era exatamente desta forma que ele combatia os opressores do Estado indiano, como por exemplo, os ingleses; e como Gandhi utilizava o ahimsa? Ele simplesmente fazia jejuns em forma de protesto, ou em outro caso, ele pediu para que as mulheres indianas ao invés de comprar roupas inglesas produzissem os seus próprios kharis, que são vestimentas tradicionais indianas.

Além dos temas já citados, Ângela Vaz citou alguns outros, como o comércio indiano, a vaidade das mulheres indianas, e também o rio Ganges, que é considerado o rio mais sagrado da Índia.

A aula foi repleta de debates e conversas sobre os assuntos abordados, moderados pela Profa. Ângela Vaz, tendo participação maciça dos presentes.

Felipe Chagas

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/