Coordenadora do NUPPI participa de Seminário Internacional na Finlândia

6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação acontece em Tampere, Finlândia, reunindo 24 professores de diferentes instituições brasileiras

A Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico, Mônica Machado Alonso, iniciou ontem sua participação no 6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação em Tampere, Finlândia. O evento reúne 24 professores de diferentes instituições brasileiras em treinamento da Proakatemia – Faculdade da TAMK University.

“Nesse primeiro dia ouvimos depoimento de estudantes e planejamento da nossa semana de treinamentos”, afirma Mônica.

Segundo Mônica, um dos aspectos mais interessantes é a forma de ingresso dos alunos na universidade. “Para ingressar na faculdade, o aluno não presta vestibular. O acesso é feito da seguinte forma: 1- vídeo de 2 minutos falando sobre sua vida 2- currículo 3- conversa com Coach 4- 15 minutos para fazer uma redação sobre empreendedorismo (mede a capacidade de escrever e de criar ideias) ”.

Após o processo de seleção, os alunos se dividem em grupos de 20 e o grupo abre uma empresa que tem que dar lucro. “Os alunos definem o que querem aprender e os livros que querem ler. Para cada livro lido é feito um resumo (valem créditos). Eles estão constantemente lendo livros (cerca de 30 a 40 livros por ano) e fazendo resumos”, destaca Mônica. Os resumos ficam disponíveis para o Coaches, que orientam sobre o que pode ser melhorado e indicam livros para ajudar a melhorar, mas, não dão notas.

Outro aspecto que chama a atenção, segundo Mônica, é o fato de que os alunos não assistem a aulas no modo tradicional (palestras), eles escolhem o assunto que querem aprender e pesquisam ou podem chamar alguém da área para ensinar (parentes, empresários etc). “É obrigatório participar 2 vezes por semana, durante 4 horas das capacitações com os coaches e ou alunos”, destaca.

No entanto, um dos aspectos mais interessantes é a forma de avaliação. “Para cumprir os créditos, os alunos atribuem o que eles acham que valem e a faculdade confia neles, porque se ele não for honesto, o problema é dele e não da faculdade. Acho isso formidável!, afirma Mônica.

A avaliação é feita com projetos verdadeiros (empresas), 4% dos créditos são feitos com eventos de Inovação. A nota é aferida pelo número de clientes que a empresa tem. No final do curso, eles fazem uma tese e saem da faculdade como bacharéis em Administração. Depois de formados, eles decidem se vão continuar com a empresa ou não.

Na parte da tarde, os professores participaram de uma série de atividades práticas relacionadas a temas inerentes à educação, tais como:

Ferramentas de aprendizagem

– Diálogo

– Modelo de criação

– Socialização

– Sessões de treinamento

– Combinações

– Internalização

Contrato de Aprendizagem

– Plano de estudo individual

– Responde 5 perguntas

– Coaching individual

– Sessões de desenvolvimento com seu coach 2 vezes por ano

Motorola Process – ferramenta para coletar feedback da aula, usado depois dos projetos (sistema desenvolvido pela empresa Motorola)

1- o que deu certo?

2- o que pode melhorar?

3- o que eu aprendi?

4- o que eu vou levar comigo para meu ambiente de trabalho?

Feedback construtivo.

Leandro Machado

Com informações de Mônica Alonso

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/