Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 04/09 – 08/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Olair Garcia Jr. na disciplina Estatística II, no 4ºA de Administração/Ciências Contábeis aplicou o TBL – Team Based Learning, para a realização de um teste de hipóteses. Já no 2º semestre de ADM, Olair utilizou o Peer Instruction. Encerrando uma produtiva semana, desenvolveu um TBL no 3º semestre de pedagogia, na disciplina Conhecimento Lógico Matemático e Orientações metodológicas da Educação Infantil.

 

A Profa. Mariza Cortazzio utilizou uma modalidade da rotação por estações para trabalhar vocabulário e compreensão de texto na disciplina Língua Inglesa, no 6º semestre de Letras. Os alunos foram divididos em pares. Cada par ficou responsável pela tradução de trecho de um texto. Depois disso, os fragmentos de textos traduzidos foram colocados em estações que os alunos consultavam, a fim de preencher todas as lacunas do texto original, traduzidas por seus colegas.

O Prof, Leandro Machado na disciplina Marketing III, no 8º semestre de Administração aplicou a sala de aula invertida para discutir as ferramentas de comunicação. Cada time recebeu breve explicação a respeito de uma ferramenta de comunicação específica para desenvolver material relacionado, que será apresentado aos demais. A atividade será realizada em três semanas. Já no 7º semestre, na disciplina Marketing II, os alunos através do TBL estão desenvolvendo um produto, a partir dos conceitos apresentados em sala de aula. Para finalizar,  no 6º semestre de Administração, na disciplina Marketing I, está sendo utilizado o PBL – Problem Based Learning no desenvolvimento de soluções aos problemas relacionados às forças do macroambiente de marketing.

Nas diversas atividades desenvolvidas, a aceitação por parte dos alunos tem sido o principal incentivo no desenvolvimento de atividades com a utilização das metodologias ativas. Em todas as atividades realizadas está sendo aplicada a avaliação continuada.

Leandro Machado