Aula sobre Avaliação de Metodologias Ativas encerra semestre da Capacitação de Professores

Pós-Graduação em Metodologias Ativas é uma iniciativa do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico

No último sábado (16/12), aconteceu a última aula do semestre da Pós-Graduação em Metodologias Ativas promovido pela Faculdade Don Domênico por meio do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI), coordenado pela Profa. Me. Mônica Machado Alonso. O tema da aula foi “Avaliação em Metodologias Ativas”.

A responsável pela aula no último sábado foi a Prof. Dra. Ana Valéria, uma das maiores especialistas em metodologias ativas do País. Professora na Unisal, Ana Valéria é uma das profissionais responsáveis pela difusão das metodologias ativas no Brasil.

Em sua apresentação, Ana Valéria destacou a importância do feedback na avaliação de metodologias ativas. “Uma das questões fundamentais na avaliação, quando se utilizam as metodologias ativas, é o feedback, não apenas uma prova apontando os erros cometidos, mas, uma análise aprofundada e individual de cada aluno, destacando aquilo que pode ser melhorado”.

Além disso, afirma que a avaliação deve se adequar à metodologia que se utiliza, a fim de que os resultados possam demonstrar de fato aquilo que o aluno aprendeu. “O uso de Metodologias Ativas de Ensino exige que repensemos a forma de avaliar os alunos, de forma que possamos contribuir na construção do seu conhecimento, uma vez que, um dos princípios básico do uso das metodologias á a transformação do aluno no protagonista do seu aprendizado”.

Segundo Ana Valéria, uma das formas mais eficazes de avaliação no novo modelo de ensino é a auto avaliação em 360 graus, onde os alunos são responsáveis por avaliar seus próprios colegas de equipe, professores, instituição, etc. “A avaliação deixa de ser apenas o resultado de uma prova escrita, para se tornar algo mais abrangente ao avaliar a atitude dos membros das equipes, sua interação durante as atividades, entre outras variáveis que comporão a nota do aluno ao final do semestre”.

Na sequência, citou a Pirâmide de Bloom, afirmando que sua classificação foi adaptada às novas necessidades da educação, envolta em tecnologia e informação disponível na internet. “Na primeira pirâmide de bloom, constava o ´conhecer´ na base. Hoje, uma adaptação da pirâmide não possui o conhecer, pois. Hoje o conhecimento é conseguido em qualquer lugar”, afirmou.

Beijamin Bloom, foi o líder de um projeto educacional que no ano de 1956 estabeleceu uma classificação de objetivos de aprendizagem para o domínio sobre um conhecimento qualquer: um fato, um problema ou um conceito. Para facilitar o entendimento da sua taxonomia, Bloom à simbolizou com uma pirâmide (por isso a pirâmide acima, apenas para ilustrar e ativar a curiosidade)

Na parte final de sua apresentação, Ana Valéria voltou a destacar a importância do feedbak, apresentando dez tipos de ferramentas chamadas CAT´s (Classroom Assessment Techniques ou Técnicas de Avaliação em Classe de Aula). Os CAT`s são parte de um método denominado “Clearest Point” (Escarecendo os Pontos), que envolve todos os estudantes de modo que nenhuma dúvida fique sem resposta ou qualquer assunto do conteúdo não fique esclarecido. O método é parte do livro “Técnicas de Avaliação da sala de aula. Um manual para professores universitários”, por Thomas A. Angelo e K. Patricia Cruz, Segunda Edição, São Francisco, Jossey-Bass Inc., 1993. “O livro contém 50 tipos de CAT´s e foi escrito por vários professores que sentiram a necessidade de avaliar os alunos, fugindo da forma engessada dos sistemas de avaliação”, destacou.

A aula foi encerrada com o Motorola Process – ferramenta para coletar feedback da aula, usado depois dos projetos (sistema desenvolvido pela empresa Motorola)1- o que deu certo?, 2- o que pode melhorar?, 3- o que eu aprendi?, 4- o que eu vou levar comigo para meu ambiente de trabalho?. O Motolola Process foi apresentado no 6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação, em Tampere, Finlândia, que contou com a participação da Profa. ana Valéria e da Profa. Mônica Machado Alonso, além de professores de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/