Aplicação de Metodologias Ativas ganha impulso no 2º semestre na Faculdade Don Domênico

Envolvimento dos docentes é cada vez maior na adoção de um modelo de ensino moderno alinhado às necessidades do aluno moderno

Com duas semanas de aula do segundo semestre de 2017, os professores da Faculdade Don Domênico já começaram a aplicar as metodologias ativas de ensino, em conformidade ao novo DNA da instituição: Qualidade, Inovação e Engajamento.

No segundo semestre de Pedagogia, o Prof. José Tartanhar utilizou a metodologia PBL (Problem Based Learning) – Aprendizado Baseado em Problemas. Na oportunidade, os alunos tiveram que construir a maior estrutura estável utilizando apenas filetes de macarrão, barbante e fita adesiva. Esta torre deve suportar o peso de um marshmallow. Tartanhar é um dos coordenadores do Curso de Pós-Graduação e Metodologias Ativas, iniciado em 08/08/2017, envolvendo quarenta professores da Faculdade Don Domênico.

No 3º semestre de Administração/Ciências Contábeis, o Prof. Edson Oliveira utilizou a ferramenta Socrative para avaliar o aprendizado dos alunos na disciplina Análise de Custos I. Durante a atividade, os alunos participaram de uma competição que avalia o conhecimento e a velocidade de raciocínio dos alunos.

Na segunda licenciatura, na disciplina Educação Infantil: Pré-Escola, o Prof. Me. César Neves desenvolveu atividade para o debate sobre a construção da identidade e autonomia das crianças na pré-escola. Na disciplina Direito Tributário I, o Prof. Me. Gustavo Capociama utilizou a metodologia Rotação por Estações.

As atividades desenvolvidas nos diversos cursos e disciplinas oferecidos pela Faculdade Don Domênico são geridas pelo NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras, sob coordenação da Profa. Me. Mônica Machado Alonso, visando a construção de uma sala de aula interativa e dinâmica, na qual o aluno seja protagonista de seu próprio aprendizado.

Com a instituição da avaliação continuada a partir deste semestre, espera-se que a utilização de metodologias ativas seja ampliada, uma vez que, a forma de avaliar deve estar alinhada com as características do método que será utilizado, razão pela qual, essa alteração foi elaborada e desenvolvida pela direção e coordenação da Faculdade.

Leandro Machado