Administração, 5 competências que você desenvolve ao cursar

competencias_que_desenvolve_na_faculdade_de_administracao

Em um mundo altamente globalizado e conectado, é fundamental ter profissionais que entendam e saibam atuar com as demandas do mercado neste cenário. Isso é de especial importância para aqueles que atuam diretamente com a gestão de empresas.
Por isso, na faculdade de administração de empresas são ensinadas competências e habilidades aos alunos(as) para que possam encarar esta complexa realidade. São essas competências, ensinadas durante a graduação em administração, que você conhecerá na sequência.

Visão de negócio

Apesar de muitos considerarem esta habilidade como um dom que abençoa a pessoa, essa crença não é verdade. A oportunidade de aprender esta competência é dada aos alunos durante o curso, e aprende-la durante a faculdade traz muitas vantagens, pois ter essa visão vai muito além do negócio em si. É necessário considerar o ambiente micro e macroeconômico, o ponto de vista do consumidor, o ambiente no qual a empresa está inserida, dentre diversos outros. Dessa maneira, o futuro profissional terá a capacidade de prever cenários, estimar resultados e tomar decisões com maior precisão e embasamento.    

Trabalho em equipe

Toda e qualquer empresa é formada por pessoas que atuam em diversas áreas dentro da mesma. Assim, coordenar essas pessoas e áreas para que trabalhem em sintonia e visando os mesmos objetivos organizacionais é um desafio e tanto, mas vital para o correto funcionamento da empresa. Dessa maneira, ter uma visão global e integrada sobre a empresa e saber trabalhar em equipe é uma das competências-chave ensinadas durante a graduação.

Comunicação

As falhas de comunicação são a origem da grande maioria dos problemas de organizações. Portanto, é necessário que os gestores lancem mão de estratégias de comunicação capazes de serem compreendidas por todos os colaboradores, não deixando nenhum espaço para dúvidas, pois dessa maneira a sinergia entre a equipe será maior e todos saberão para que estão trabalhando.  É por este motivo que há matérias pertencentes ao currículo de cursos de comunicação na grande curricular da graduação em administração.

Adaptação

Uma das grandes transformações proporcionadas pela globalização dos mercados e pela massificação das tecnologias foi a instabilidade em diversas áreas da vida e, claro, nos negócios. A cada momento novas tendências surgem, mudanças ocorrem e certezas até então consolidadas caem por terra. Para que um negócio possa se manter de forma saudável neste ambiente instável, é necessário que acompanhe e saiba reagir às mudanças constantes, e como todo negócio é feito por pessoas, essa capacidade de adaptação também faz parte do currículo da graduação.  

Liderança

Liderança não é sinônimo de chefia. Enquanto que na segunda a imposição é central, com cobrança por resultados por meio de técnicas pouco saudáveis, como a intimidação, a liderança é algo positivo, na qual o líder enxerga os colaboradores como de fato são: pessoas. Dessa maneira, o papel de um verdadeiro líder é influenciar, por meio de métodos positivos, os colaboradores para que eles, de forma espontânea e voluntária, entrem em equilíbrio com os objetivos da empresa e desempenhem seu trabalho da melhor forma possível. A boa notícia é que o aluno também tem a oportunidade de aprender esta competência durante a graduação para que possa se tornar um administrador de empresas completo e tenha habilidade para influenciar outros durante sua carreira.   

 

Agora que você já conhece estas competências, que tal conhecer 3 motivos para cursar Administração ?

Faculdade Don Domênico