40 anos voltados à Educação de Qualidade

No dia 07 de novembro de 2018, o Colégio Don Domênico completa 40 anos. Fundado em 07 de novembro de 1978, o então Centro Educacional Don Domênico (hoje Colégio Don Domênico), além de atividades sócio-culturais desenvolvidas em favor da comunidade pelo “Centro Comunitário Cultural”, funcionava como Escola de Educação Infantil e de 1º e 2º Graus Don Domênico

Uma das Obras Sociais Don Domênico, o Centro Educacional Don Domênico foi criado por Cônego Domênico Rangoni, que no lançamento da instituição afirmou: Uma educação inspirada no amor, servirá para estreitar os laços que prendem as crianças à escola e, sobretudo para criar entre ambas, um vínculo indissolúvel”.

Considerado um dos mais importantes cidadãos de Guarujá, apesar de nascido na Itália, Cônego Domênico Rangoni tinha enorme apreço pela educação e seu poder de transformação positiva na sociedade. “A educação das novas gerações é o melhor trabalho para a construção de um País livre e independente”, afirmava quando indagado.  E, completava: “A Educação é o instrumento mais eficaz para a realização das mais belas esperanças da pátria.”

Segundo Maria Auxiliadora, a mais antiga funcionária do Colégio Don Domênico, a fundação da instituição foi uma das maiores alegrias de Cônego Domênico Rangoni. “Don Domênico acreditava piamente que a educação era a instrumento fundamental para o desenvolvimento do País, razão pela qual, investiu boa parte de sua vida trabalhando em prol dela”, lembra.

Celebração da Santa Missa do Natal para as crianças da escola de 1º Grau Don Domênico

Enquanto vivo, Don Domênico utiliza as instalações do Colégio Don Domênico para difundir valores cristão que, segundo ele, eram fundamentais na formação de cidadãos de bem. Sua atuação sempre presente redundou em profundo respeito e admiração por parte dos alunos da instituição, a quem dedicava-se diariamente. “Uma das maiores alegrias da criança é ter um amigo no qual possa confiar. A criança torna-se ligada a pessoa em virtude da satisfação que ela lhe proporciona e pelo papel que desempenha no atendimento de suas necessidades elementares”, afirmava.

 

 

 

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas. Com 40 ano de história, é uma das mais tradicionais instituições e ensino da Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo referência na educação do Ensino Básico, Fundamental (I e II) e Médio.

Saiba mais: www.colegiodondomenico.com.br