3 motivos para cursar Administração

3 motivos para cursar administracao

Muitos jovens, às vésperas de um vestibular, não sabem ainda ao certo que rumo profissional tomar. Conforme o jovem vai chegando ao final do ensino médio, é normal que familiares e amigos comecem a pressioná-lo para que ele escolha logo qual graduação fazer. E nem sempre o jovem está preparado para fazer essa escolha. Caso a dúvida seja muito forte, não há nenhum problema em optar por fazer um cursinho e ir para a universidade somente no ano seguinte.
Muitos jovens (e também adultos) escolhem cursar Administração. Alguns dizem que desejam seguir nessa profissão porque gostam; outros porque acreditam que há mais oportunidades de trabalho; finalmente, há quem alegue ter escolhido Administração por falta de opção. Mas o fato é que cursar Administração não é apenas um curinga para conseguir trabalho logo ou uma saída para quem ainda não sabe que caminho profissional seguir. Como todos os outros cursos, este também tem suas vantagens – talvez seja hora de começarmos a valorizá-lo um pouco mais.
Para ajudá-lo a tirar a dúvida (caso este curso seja uma das suas opções), listamos abaixo algumas vantagens para você cursar Administração:

Flexibilidade na carreira

Trata-se de uma profissão versátil, já que a grade curricular do curso oferece embasamento para diversas outras áreas. Mesmo que você tenha se formado somente por “precaução”, algumas matérias servirão de alicerce para quando você partir para uma segunda graduação. E o conhecimento adquirido poderá ser aplicado em qualquer outra área que você escolha seguir; jamais será tempo perdido.

Maior leque de oportunidades

Não estamos dizendo que fazer Administração é bom para nunca ficar desempregado, mas sim nas diversas formas de aproveitar essa formação para atuar em diferentes setores de mercado. O profissional dessa área pode trabalhar com recursos humanos, marketing, controle de qualidade, gestão financeira, dentre muitas outras. Cursar Administração não significa que você já escolheu exatamente em que setor deseja trabalhar, visto que o curso apenas abre diversas outras subcategorias que se tornam opções para você a partir do momento que você se forma. Essa segunda escolha é o que fornecerá bases mais firmes para a sua carreira e poderá ser consolidada através de uma pós-graduação ou de cursos mais específicos, de acordo com a vertente que você escolher seguir.

Você terá conhecimento para abrir e gerir o seu próprio negócio

Quantas pessoas iniciam um empreendimento próprio e fracassam, não por falta de dinheiro, mas por falta de organização e conhecimento? Pois bem, após se formar em Administração, você estará preparado para tornar-se gestor, inclusive de um negócio próprio. Caso você opte por entrar no mundo do empreendedorismo (algo que vemos acontecer com relativa frequência atualmente), você mesmo poderá cuidar dessa parte, sem correr o risco de deixá-la nas mãos de terceiros e acabar sem saber como seus recursos estão sendo realmente aplicados.

 
Como você pode perceber, Administração é uma graduação capaz de ampliar a sua visão de mundo e de mercado e abrir muitas portas profissionais, para que depois você escolha o que realmente deseja fazer.