1º Módulo da Capacitação do Programa Escola de Líderes abordou o tema “Liderança”

O responsável pela capacitação foi o Prof. Mestre Marcel André Valluis

Nos dias 30/9 e 4/10, o Prof. Mestre Marcel André Valluis, coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, foi responsável pelo 1º Módulo do Programa de Capacitação, dirigido aos Líderes e Suplentes dos cursos da Faculdade Don Domênico, dentro do Projeto Escola de Líderes implantado pela IES neste semestre.

“Neste 1º Módulo abordamos o tema liderança, o que é, suas várias formas e estilos e, sobretudo, mostrar que dependendo da situação, o líder deve adotar uma ou outra forma de agir”,

Segundo Marcel, na prática podem ser utilizados três estilos de liderança (autocrática, democrática e liberal), de acordo com a tarefa a ser executada, as pessoas e, principalmente, a situação. “O líder tanto poderá mandar cumprir as ordens como sugerir aos colaboradores a realização de certas tarefas, ou ainda consultá-los antes de tomar uma decisão. O desafio está em saber como aplicar cada estilo, com quem e em que circunstâncias e tarefas a serem desenvolvidas”.

Prof. Me. Marcel André Valluis

Ainda segundo ele, liderar significa ter a habilidade de afetar os outros, percebida pelos seus efeitos, sem a utilização de força ou autoridade formal, além das habilidades interpessoais que podem ser aprendidas e praticadas.

Marcel destacou ainda, que durante os dois dias de capacitação a participação dos alunos líderes e seus suplentes foi fundamental nos processos de discussão e aperfeiçoamento do assunto”. “As considerações, experiências e sugestões dos alunos foram fundamentais para a dinâmica da capacitação e todos, sem exceção, interagiram de forma consubstancial durante o processo. Eu fiquei orgulhoso com o resultado e parabenizo os participantes pelo feedback”.

Ao final da capacitação foram apresentadas algumas competências essenciais do líder como criatividade, energia, trabalho em equipe, seguido de um intenso debate a respeito de questões como criatividade, energia, trabalho em equipe e comunicação. “Uma das principais características do líder é ter capacidade de agregar suas contribuições dentro de um grupo, de forma cooperativa e participativa, objetivando o atingimento de metas e resultados, atuando como verdadeiro membro de um time. Para tanto, o líder deve ter capacidade de manter-se ativo e produtivo, administrando bem o tempo e revelando multiplicidade de interesses, inciativa, dinamismo, agilidade e capacidade de empreendimento”. E, completou: “A comunicação do líder como competência, está relacionada à sua capacidade transmitir a mensagem com clareza, além de sua postura quando se comunica, especialmente no dia-a-dia”.

“Este primeiro momento de capacitação da Escola de Líderes foi uma excelente oportunidade tanto para os alunos como para da Faculdade e mostrou como o projeto tende a ser bem-sucedido”, comemorou.

Prof. Me. Wellington Luiz Santos, coordenador da Escola de Líderes

Para Wellington Luiz Santos, coordenador da Escola de Líderes, a atividade tem importante papel na formação dos líderes da FECLE no desempenho de suas funções junto aos colegas de classe. “O encontro visa reunir os representantes e os suplentes de turmas da faculdade, com foco na orientação da importância que a liderança exerce na instituição de ensino e na vida profissional”.

Leandro Machado

Com informações do Prof. Me Marcel André Valluis

Notícias relacionadas

http://blog.dondomenico.com.br/2017/09/14/1a-reuniao-da-programa-escola-de-da-faculdade-don-domenico-aconteceu-ontem-1309/

http://blog.dondomenico.com.br/2017/07/19/faculdade-don-domenico-cria-programa-escola-de-lideres/