1º Dia do Encontro de Letras discute os desafios na escola

Semiótica e análise do discurso também foram tema de palestra

Ontem  (21/11) teve início o Encontro de Letras da Faculdade Don Domênico, promovida pelos alunos do curso para a discussão de temas de interesse aos profissionais da área. Responsável pela abertura do evento, o Prof. Dr. Sergio Manoel Rodrigues apresentou a primeira palestrante da noite, a Profa. Me. Sheila Santos Costa Brancatti, que falou sobre “os desafios na escola”.

Sheila falou sobre e como são suas funções e responsabilidades como Coordenadora Pedagógica. A importância do trabalho em conjunto, o planejamento junto com os professores, o suporte para os alunos e os desafios que aparecem no dia a dia. “O coordenador deve ser participativo com a comunidade e o colégio. Viemos de uma época em que somente a gestão mandava, hoje em dia é diferente”, afirmou Sheila. E. finalizou: “É importante que haja sinergia entre o gestor da instituição de ensino e os coordenadores, a fim de que o processo seja o mais eficaz possível”.

Na sequência, a Profa. Me. Vanessa Ratton. Ministrou palestra sobre o tema  “Semiótica e Analise do Discurso: Como lemos o mundo – das imagens ao virtual”. Em sua apresentação, Vanessa explicou que a semiótica é a ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significados. “Tudo que vemos tem um significado, o significado para cada um de nos pode ser diferente por causa das nossas vivencias e culturas diferentes”, destacou. “A verdade é que apesar da evolução da escrita, ainda pensamos em imagens”, encerrou.

O Encontro de Letras continua nesta quinta-feira com a seguinte programação:

22/11/2018 – Quinta-feira.

19h – PALESTRA – “Da impressão ao impressionismo” – Profa. Cláudia Magalhães Gil.

 

21h – PALESTRA – “A relação entre desenvolvimento da linguagem oral e escrita e suas alterações”.

Profa. Me. Isabela Pinheiro.

 

Mayra Bueno

Leandro Machado

 

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/