Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 01/04

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações.

No 3º semestre de Pedagogia, na disciplina Educação Inclusiva, o Prof. Me. Marcos Eduardo utilizou a metodologia Estudo de Caso sobre estratégia do aprendizado. “A dinâmica possibilitou ao aluno uma aproximação com a realidade atual  das escolas brasileiras que vivenciam a política educacional da escola inclusiva, promovendo uma reflexão em grupo buscando articular a teoria (legislação vigente) e o contexto escolar, neste caso em particular o grupo discutiu  a resolução mais pertinente sobre uma questão problematizada de uma aluna com deficiência intelectual”, afirmou.

“A ideia é sensibilizá-los como futuros professores a respeito da inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula, bem como no contexto escolar, refletir sobre o seu papel profissional e seus desafios, possibilitando um perfil profissional diferenciado com foco na atuação deste futuro educador”, finalizou.

Já o Prof. Me. Gustavo Capociama utilizou a metodologia Peer Instruction no 1º semestre de Direito, na Disciplina Introdução ao Estudo do Direito, sobre o tema noções preliminares de direito. “Os grupos recebiam uma questão por vez. Assim que algum grupo informasse ter concluído a questão, passava a correr uma contagem regressiva de 2 minutos para que os demais grupos também a concluíssem. A resposta era dada, com assinalações de acertos e erros.  A dinâmica seguiu até a conclusão de todos os testes, com a explicação das respostas ao final”, afirmou.

A mesma metodologia foi aplicada por Gustavo Capociama no 2º semestre de Direito, na Disciplina Direito Constitucional, utilizando o tema direitos e deveres individuais e coletivos.

Leandro Machado

As  inscrições para o Processo Seletivo 2019/2 – da UNIDON – Centro Universitário Don Domênico começarão no dia 16/04. Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: www.unidon.edu.br