Um ano de realizações!

Por Fernando Mendes Passaes

Diretor da Faculdade Don Domênico

 O encerramento de mais um ano letivo nos leva a avaliar os acertos e erros que foram cometidos, a fim de que possamos maximizar os acertos e minimizar os erros, importantes como aprendizado para o futuro.

Nos últimos anos, o Brasil passou pela maior crise econômica de sua história, levando a impressionantes 15 milhões de desempregados em certo momento, abalando todos os setores da sociedade e criando desafios  que pareciam insuperáveis, mas, que com muito trabalho e perseverança estão sendo enfrentados de frente.

Apesar do cenário econômico difícil, a Faculdade Don Domênico, uma das mais tradicionais e importantes instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana da Baixada Santista, seguiu investindo em busca de melhorar a cada dia seus serviços, em especial, promovendo a capacitação de professores no Programa de Inovação Acadêmica da Instituição, cujo resultado foi apresentado no Fórum STHEM Brasil 2018. Até o momento, cerca de trinta professores e coordenadores da faculdade passaram pela capacitação.

Após um trabalho intenso e comprometido que envolveu direção, coordenação e corpo docente, a Faculdade Don Domênico abriu seu curso de Direito, com conceito 4 (Escala de 1 – 5) cuja primeira turma teve início em agosto, marcando uma nova fase da instituição que amplia seu leque de cursos ofertados, sempre com atenção à qualidade e inovação.

Ainda com o intuito de ampliar sua oferta de serviços educacionais, a Faculdade Don Domênico se tornou um Pólo EAD, com a oferta de dezessete cursos na modalidade à distância. Isso foi possível devido à parceria firmada com a UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas, uma das mais importantes instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais.

Iniciamos o Projeto de Internacionalização da instituição, também fruto da parceria com a UNIS, redundando, desde meados deste ano, na sua inclusão como membro da ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK – ACINNET, associação privada, de caráter educacional, sem fins lucrativos, constituída por quatorze Instituições de Ensino Superior da América do Sul e da Europa, com o objetivo de facilitar e incentivar a cooperação em nível internacional. O Grupo UNIS é uma das fundadoras da ACINNET.

No mês de outubro, firmamos nosso primeiro acordo de cooperação internacional com Instituto Politécnico de Santarém, com a finalidade de realizar pesquisas em campos específicos; O intercâmbio de estudantes e docentes visando suas qualificações acadêmicas e profissionais; A participação em candidaturas e programas de caráter internacional com vista à intensificação das relações de cooperação, nomeadamente ao nível de mobilidade de estudantes, investigadores e docentes, entre outras finalidades muito importantes para o processo de internacionalização da Faculdade Don Domênico.

Comemoramos ainda, a seleção e posterior vitória do aluno de Administração Felipe Chagas no HACKLAB FNESP 2018, maratona empreendedora, onde estudantes universitários desenvolveram soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior Brasileiro. Promovido pelo SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, o HackLab foi parte da programação da FNESP 2018, maior evento de educação superior do País. Felipe fez parte da equipe vencedora do concurso, com projeto avaliado por gestores de instituições participantes do evento.

 A busca por melhorar sempre tem sido o mote dessa administração, cuja participação em reuniões, seminários, congressos e eventos em geral, promovidos por grandes entidades e instituições, têm contribuído decisivamente para a adoção de processos dinâmicos e inovadores, com efeitos que poderão ser sentidos já no próximo ano.

Por fim, desejamos aos nossos alunos, professores, parceiros e colaboradores, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da instituição que há 46 anos transforma as vidas de milhares de pessoas em nossa cidade e região.