Alunos do 7AT participam de atividade prática de ciências com frutos

Atividade orientada pela Profa. Cristina Piffer analisou a Angiosperma: frutos

Os alunos do 7º AT participaram na última semana de uma atividade prática com o objetivo de analisar a angiosperma de frutos. “Os alunos tinham que identificar o Epicarpo, mesocarpo, endocarpo e as sementes em cinco frutas: laranja limão, abacate, melancia e melão”, explicou Cristina. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.

Conforme identificavam os elementos, os alunos desenhavam sua estrutura em uma folha de papel. “Os alunos respondem de maneira positiva aos estímulos de uma atividade prática, onde tem a oportunidade de verificar os conceitos que são apresentados em sala de aula de maneira teórica”, destaca.

“A atividade permitiu aos alunos visualizar a estrutura básica dos frutos, servindo para consolidar o conteúdo trabalhado”, finalizou

Todo fruto apresenta uma estrutura básica:

Epicarpo: é de fato a porção mais externa do fruto, oriunda da epiderme da folha carpelar. Normalmente é uma camada membranácea e muito fibrosa.

Mesocarpo: é a porção intermediária (entre o epicarpo e o endocarpo). Às vezes armazena alguma substância de reserva. Oriunda dos parênquimas da folha carpelar.

Endocarpo: é a porção (camada) mais interna, geralmente mais rígida, envolve a semente. Oriunda da epiderme interna do ovário.

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas. Com 40 anos de história, é uma das mais tradicionais instituições de ensino da Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo referência na educação do Ensino Básico, Fundamental (I e II) e Médio.

Saiba mais: www.colegiodondomenico.com.br