Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 13/11

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Norma Araújo na disciplina Libras (Lingua Brasileira de Sinais) utilizou a Metodologia Sala de Aula Invertida com as turmas do 1ª de Pedagogia e 2º Licenciatura e Extensão. “Em um primeiro momento foi compartilhado  conteúdo com um tema pertinente a disciplina LIBRAS e realizada a formação de grupos. Posteriormente, após realizarem pesquisas complementares ao conteúdo disponibilizado,  os alunos apresentaram seus trabalhos que foram submetidos a questionamento e debates em sala de aula”, afirma Norma.

Na sequência, Norma utilizou a Metodologia PBL com a mesma turma, cuja proposta era a realização de uma oficina de libras, utilizando a seguinte situação problema: Elaboração de recursos pedagógicos que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo (sala de inclusão). “Durante semanas os alunos trabalharam em propostas que se tornariam protótipos (Construção do material e apresentação do jogo – Libras no contexto sala de aula), para posterior exposição”.

Para finalizar, foi realizada atividade utilizando a metodologia Peer Instruction onde os alunos responderam a um questionário de 10 questões sobre os temas trabalhados nas demais metodologias. As questões foram projetadas e os alunos dispunham de 1 minuto para respondê-las.  

A mesma metodologia foi utilizada pelo Prof. Me. Olair Rodrigues Garcia Junior na, no 3º semestre de Pedagogia, na Disciplina Desenvolvimento do pensamento lógico matemático. O tema da atividade foi Matemática na educação infantil.

Para finalizar, a Profa. Sonia Pacheco, no 4º Semestre de Pedagogia, na Disciplina Metodologia das Artes, Artes e Jogos e Brincadeiras, desenvolveu a metodologia sala de aula invertida para trabalhar as competências, tendo como base a nova proposta da nova  proposta BNCC (Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil) para o  Ensino fundamental.

   

Como parte da atividade, os alunos da Faculdade realizaram apresentação na Escola de Educação Infantil Ernesto Ferreira Sobrinho.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/