Alunos do 4ºB de Pedagogia promovem ação para conscientização e prevenção ao câncer de mama

Ação  é baseada no Outubro Rosa –  Movimento criado em 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama

Em comemoração ao Outubro Rosa, a turma do 4º Semestre de Pedagogia promoveu uma ação para conscientização e prevenção ao câncer de mama na noite de ontem (26/10), na Faculdade Don Domênico. Dispostos em círculo, alunos e professores discutiram uma série de aspectos relacionados ao tema Outubro Rosa.

“O câncer de mama é o tipo que mais afetas mulheres no Brasil, sendo necessário o cuidado constante por meio de auto-exame e exames em cínicas especializadas”, lembrou uma das alunas durante a discussão. O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 59.700 novos casos por ano, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), atingindo majoritariamente mulheres entre 40 a 60 anos.

Durante a dinâmica, os presentes puderam falar sobre casos de familiares e amigos que sofrerão ou sofrem com a doença, trocando experiências a respeito de tema de tamanha importância. “Conforme conversamos a respeito do assunto, lemos e estudamos, fica claro que a prevenção em primeiro lugar e o diagnóstico precoce são as melhores armas para enfrentar a doença, razão pela qual, este tipo de ação é extremamente salutar”, destacou Cláudia Gomes, Coordenadora do Curso de Pedagogia.

Outubro Rosa

O movimento teve início na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em 1990, quando a Fundação Susan G. Komem for the cure promoveu uma corrida para arrecadar fundos para a pesquisa e informar sobre o câncer de mama. Na ocasião, todas as pessoas que participaram usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se tornou o símbolo mundial da campanha.

Desde então, durante o mês de outubro, diversas instituições promovem ações a favor da luta contra o câncer de mama. No Brasil, a primeira intervenção do Outubro Rosa aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa por um grupo de mulheres apoiadoras da causa.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/