Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 23/10

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

No 6º Semestre de Administração, o Prof. Me. Leandro Machado utilizou a metodologia Peer Instruction, na disciplina Marketing I, para avaliar o desenvolvimento do tema Segmentação de Mercado. “Após uma aula sobre o tema e a discussão a seu respeito, os alunos responderam a um questionário com tempo determinado, cerca de 1 minuto por questão. As questões foram projetadas duas vezes no datashow. Na primeira os alunos responderam ao questionário individualmente e na segunda pares”, descreveu.

A mesma metodologia foi utilizada por Leandro no 7º Semestre de Administração,na disciplina Marketing II, tendo como referência o Marketing de Serviços e Gestão de Marcas. “Em razão do limite de tempo para a realização da atividade, os alunos permanecem concentrados e focados na resolução das questões, sendo uma forma eficaz de consolidar o conhecimento trabalhado durante as aulas expositivas”.

No 8º semestre de Administração, na Disciplina Marketing III, os alunos deram continuidade à realização da metodologia Problem Based Learning (PBL), tendo como tema central a Comissão Própria de Avaliação (CPA), onde foi estabelecido como problema o desconhecimento do aluno com relação ao papel da CPA e sua importância dentro da instituição. “Após a definição do problema, os alunos passaram a desenvolver estratégias de comunicação de marketing para sua solução, utilizando os elementos trabalhados em sala de aula. Os alunos farão apresentação das estratégias na quinta-feira (25/10).

O Prof. José Tartanhar, na Disciplina Projetos Educacionais, no 3º semestre de Pedagogia utilizou a metodologia Gameficação. “Realizaram a a primeira etapa de aprender jogando! Na próxima semana a atividade será finalizada.

Publicado por José Tartanhar em Terça-feira, 23 de outubro de 2018

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/