Alunos do 8ºAno participam de aula com o uso de Metodologias Ativas

Metodologia utilizada foi a Rotação por Estações

Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula diferente coordenada pela Profa. Gisele. Na oportunidade, os alunos trabalharam Sistemas de Equações do Primeiro Grau com duas incógnitas. “Em cada estação tinha a explicação de um método de resolução. Eles utilizaram quatro métodos para resolver os exercícios: substituição, adição, comparação e gráfico”, destaca.

Segundo Gisele, a aula foi aprovada pelos alunos que se entusiasmaram a metodologias que exige maior dedicação e comprometimento durante sua execução. “Não há espaço para dispersão, os alunos precisam estar focados para realizarem a tarefa, pois, senão não conseguem cumprir os objetivos e são prejudicados na avaliação. Os alunos entenderam isso, tornando a atividade muito produtiva”, comemora.

O uso de metodologias ativas faz parte do processo de inovação acadêmica em andamento no Colégio Don Domênico, que prevê a modernização do sistema de ensino com o objetivo tornar o processo de aprendizagem mais eficaz. Para tanto, desde junho deste ano, professores do colégio participam do Programa de Inovação Acadêmica, a fim de que as novas metodologias possam ser utilizadas da maneira correta, atingindo os objetivos.

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores do Colégio Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico completa 40 anos em novembro. É uma das mais tradicionais instituições e ensino da Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo referência na educação do Ensino Básico, Fundamental (I e II) e Médio.

Saiba mais: www.colegiodondomenico.com.br