Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 11/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Me. André Rojas, no 5º de Administração, na disciplina Administração de Sistemas de Informação I, aplicou a metodologia PBL – Problem Based Learning. “O trabalho constituía em um estudo de caso, onde uma empresa de entregas de encomendas situada na cidade do Guarujá possuía um problema de crescimento desordenado e falta de automatização. Nesse sentido, os alunos trabalharam em soluções para esses problemas”, afirmou. E, completou: “Após as soluções dadas, foi aberto um fórum de discussões em sala onde todas as ideias dadas foram linkadas e integradas. Com isso as soluções dos problemas foram resolvidas por toda a turma realizando um único trabalho”, finalizou.

A mesma metodologia foi utilizada pelo Prof. Me. Leandro Machado, junto à turma do 6º semestre de Administração, na Disciplina Marketing I. O tema para o desenvolvimento da metodologia foram o Micro e Macrombiente. “Cada força do macroambiente afeta o microambiente. Na 1ª fase, os alunos escolheram quatro forças macroambientais e identificaram problemas gerados por eles ao microambiente. Na próxima aula, trabalharão em soluções aos problemas identificados, que serão apresentados e discutidos em sala de aula”.

No 6º D Pedagogia, o prof. Olair Garcia Jr., também utilizando a metodologia PBL, dividiu a sala em times apresentou uma aula sobre metodologia de matemática sobre frações, utilizando material concreto (tiras de papel, círculos recortados em três, quatro e seis partes de mesma medida e papel quadriculado). “Após a aula expositiva, com interação dos alunos, foi solicitado, para o próximo encontro, uma aula utilizando materiais concretos, direcionada às séries finais do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos), levando em consideração os desafios/problemas inerentes à atividade”.

“Os times apresentarão as respectivas atividades para os demais grupos, o que proporcionará uma troca de experiências e de ideias. Após as apresentações tecerei as críticas e comentários como conclusão da atividade”, finaliza Olair

Nas turmas do 6º semestre de Pedagogia, a profa. Me. Rosana Marques, utilizou a metodologia Peer Instruction para o desenvolvimento de atividade sobre o tema Ambiente- Ecossistemas. “Após explanação sobre o conteúdo e aula para discussão, os alunos responderam a um questionário com o objetivo de mensurar a retenção do conteúdo. Para tanto, foi estabelecido um sistem em que ao acertarem as respostas, as equipes avançavam no quadro, sendo a vencedora aquela que respondesse corretamente o maior número de questões”.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/