A faculdade de Direito é certa para você ?

a_faculdade_de_direito_e_certa_para_voce

A profissão de advogado sempre exerceu um grande fascínio à sociedade, por ser aquele que é o conhecedor das leis e capaz de defender os cidadãos contra as injustiças sociais. Em geral culto, a carreira de direito costuma ser transmitida de pai para filho, como se o talento para a advocacia estivesse no DNA.

Mas quem vê um advogado de terno e gravata ou uma mulher de salto alto e roupa elegante não sabe as dificuldades cotidianas da carreira, até mesmo sua desvalorização e dificuldade de se estabelecer no mercado. Para ser um bom advogado tem que ter vocação.

 

O perfil de um bom advogado

 

Quem deseja cursar Direito precisa ter algumas características para se sair bem na profissão. Não basta apenas seguir a indicação dos pais, desejar passar em concursos públicos através do diploma ou mesmo entrar porque os amigos também farão. É fundamental, não só para essa carreira como para todas, que haja o perfil necessário.

A carreira de Direito está na área de humanas, e é indicada para quem gosta de matérias como filosofia, sociologia e história, além de ter um português correto e gostar de ler, já que será preciso ler muito não só na faculdade, mas durante toda a vida profissional.

Pessoas muito tímidas e com grande dificuldade em falar em público, podem ter dificuldades com a carreira, já que a profissão exige uma boa comunicação, mente ativa e ótima concatenação de ideias. Quem tem dificuldade em falar em público, mas acredita que pode superar essa questão, pode encontrar na profissão um grande motivador. Mas se tem verdadeiro pavor de encarar as pessoas, essa não é sua carreira ideal.

Até mesmo os assuntos abordados no dia a dia podem influenciar na escolha da carreira. Pessoas voltadas para videogames, ficção científica e assuntos ligados à tecnologia dificilmente terão o perfil do advogado. Já os que procuram assuntos relacionados à política, economia e a sociedade podem já ter um grande passo avançado na carreira.

Quem tem o perfil de advogado pensa na faculdade de Direito como uma forma de representar a sociedade, com seus direitos e deveres, através do amplo conhecimento das leis e das mudanças sociais constantes. Embora seja uma carreira com boas oportunidades para concurso público, não basta exercer a faculdade apenas para passar em provas. A própria vaga solicitada precisa de um profissional envolvido e com conhecimento para que faça seu melhor.

O mercado de trabalho de hoje exige um profissional dinâmico, criativo e antenado. Além disso, o profissional precisa ser um conciliador, ter plenas condições de pacificar e harmonizar os conflitos, com seriedade e transparência. E claro, bom senso!

O que esperar da faculdade de Direito?

 

A grande maioria dos profissionais é categórica em afirmar que a faculdade é uma mera formalidade, porque o advogado de verdade precisa ser um eterno insatisfeito com as informações que tem. O estudo é permanente e constante, e não cessa com o diploma de bacharel.

O estudante conviverá por cinco anos com grandes mestres do Direito, adquirirá o chamado “espírito de jurista”, capaz de coração e mente para as infinitas possibilidades que a palavra pode possuir. Ele levará para sua vida prática métodos e luz para os caminhos que encontrará após formando.

Ele precisará estudar pastas de Direito Civil, familiar, empresa, tributário, defesa do consumidor, trabalho, penal, assim com conhecer a Constituição, as leis, os trâmites dos processos e história, sociologia e português.