Quais são as habilidades necessárias para ser um advogado?

habilidades necessárias para ser um advogado

A profissão de advogado exige algumas habilidades para que se possa atuar com qualidade e profissionalismo. Enquanto alguns sonham em atuar nessa área ainda na juventude, outros percebem que têm esse desejo quando já se formaram em outra profissão e atuam em outra área.

É claro que para ser um bom advogado não basta apenas investir na formação no curso de Direito, afinal você não deseja ser apenas mais um no mercado. Você quer ser O advogado, aquele que todos sabem que podem confiar e procuram quando precisam resolver algo.

Mas afinal, quais são as habilidades essenciais para ser um bom profissional dessa área?

Saber se comunicar

Saber se comunicar é essencial para um bom advogado. Afinal é ele quem vai conversar com seu cliente e fará o possível para defendê-lo. Para isso, é preciso ser uma pessoa que sabe ouvir e que também entende quando é o momento certo de falar.

No saber se comunicar entra o famoso poder de barganha, a capacidade de negociar o melhor acordo para seu cliente.

Aprimorar e atualizar seus conhecimentos

Um bom profissional sabe que mesmo após ter terminado o curso de direito precisará estar sempre aprendendo e também se mantendo atento ao que acontece em sua volta. Estudar outros casos de sucesso e investir em cursos é uma habilidade essencial.

Autocontrole emocional

A profissão pode ser bastante estressante. Sendo assim, é necessário manter a cabeça fria e não tomar as dores dos clientes. O autocontrole emocional será essencial para ajudar a ver os casos com outros olhos e saber exatamente o que deverá ser explorado. Assim você deixa de focar apenas no que o cliente acredita ser o melhor e consegue mostrar outras possibilidades.

Organização

Pense em quantos casos poderão surgir ao mesmo tempo e em quantos dados precisarão ser coletados para ter um melhor entendimento. Organização será essencial para não se perder no meio de tudo isso. O ideal é manter uma pasta para cada cliente e estudar cada caso por vez.

Saber trabalhar em equipe

Por mais que você decida ser seu próprio chefe e abrir seu escritório de advocacia, o trabalho em equipe ainda será essencial para garantir o sucesso de seus casos. Você e seu cliente formam uma equipe, por exemplo, e será preciso saber ouvi-lo e orientá-lo.

De qualquer maneira, quando o negócio começar a crescer é interessante começar a pensar em parcerias. Trabalhar junto a dois ou mais advogados pode te ajudar a ter outros olhares sobre um mesmo caso.

Focar no cliente

Quem tem o objetivo de ser um profissional de sucesso na área de direito não pode ser egoísta e voltar o foco apenas para si mesmo. São os clientes quem vão garantir seu sucesso ou não, portanto mantenha seu foco neles e faça o que for possível para entendê-los. Aí está a importância da primeira habilidade aqui citada: a de saber se comunicar.

Como você pode ver, as habilidades de um bom advogado não são nem um pouco complicadas ou inatingíveis. São apenas situações que precisam ser praticadas e que, ao final, garantirão o seu sucesso.

 


PROCESSO SELETIVO FACULDADE DON DOMÊNICO – faça já sua inscrição !