Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 16/04

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Eliza Ercolin no 1º e 3º Semestres de Logística e 1º Semestre de Gestão de RH, está aplicando a metodologia PBL. Os alunos receberam um texto intitulado: Você trabalharia para esta empresa? Trata-se de estudo de caso do livro Administração: Mudanças e Perspectivas de ROBBINS, Stephen P. Editora Saraiva. O texto ilustra o caso de uma empresa, Eletronic Banking System que adota um estilo autoritário de liderança e condições rígidas de trabalho. “Após a leitura individual, os alunos foram divididos em grupos, com a minha sugestão de misturarem as turmas para melhor aproveitamento. Alguns grupos mistos (Logística e Gestão de RH) se formaram; outros são compostos com alunos do mesmo curso”, afirma.

Segundo Eliza, o trabalho proposto a partir do PBL foi explicado a todos e recebeu o título de “Estudo sobre as condições de trabalho na empresa Eletronic Banking System e a possibilidade de dificá-las utilizando os conhecimentos trazidos pela Psicologia”. “O sistema é o seguinte: os alunos têm duas aulas presenciais, onde conteúdos de Psicologia são explicados. Posteriormente, têm uma aula em EAD e, na sequência, um dia de trabalho em grupo. Após o trabalho realizado, na aula seguinte há um feedback sobre os resultados, e nova etapa se inicia”. O trabalho todo é composto por quatro etapas, terminando com uma sugestão do grupo de como poderiam melhorar as condições de trabalho da empresa pesquisada.

No 5º Semestre de Ciências Contábeis, a Profa. Me.  Janaína Baroni, finalizou o debate sobre corrupção utilizando a metodologia ativa painel de 3. “Os alunos aprovaram e gostaram bastante do debate. Entenderam que o tema é muito pertinente e que a metodologia os estimulou a pesquisar e refletir melhor sobre a corrupção em geral. Os alunos sentiram-se motivados e relataram que a experiência os tirou da zona de conforto e, portanto, a aula com aplicação da metodologia foi aprovada pela turma”, destacou.

   

No 8º Semestre de Administração, os alunos estão envolvidos em uma atividade de PBL desenvolvida pelo Prof. Me. Leandro Machado. “Os alunos participaram de aula presencial sobre o mix de comunicação de marketing e deverão desenvolver campanhas sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA), utilizando as ferramentas do Mix no seu planejamento”. A mesma metodologia está sendo utilizada no 7º semestre de ADM, onde os alunos devem desenvolver a ideia, a triagem e o teste de conceito de um novo produto e no 6º semestre tendo como tema o Micro e Macroambiente. “A utilização do PBL estimula a busca por soluções a problemas reais, contribuindo na formação dos alunos para a realizada do mercado”, finalizou.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/