Líderes e Suplentes de Turma participam de capacitação sobre Comportamento do Líder

Ação faz parte do Programa de Líderes da Faculdade Don Domênico

Alunos que participam do Programa de Líderes da Faculdade Don Domênico participaram na noite de ontem (10/04), de Capacitação sobre o tema Liderança. A Profissional responsável pela capacitação foi a Profa. Me. Eliza Ercolin.

No início de sua apresentação, Eliza falou sobre o comportamento do líder e a habilidade que ele deve ter. “Um líder deve ter habilidades técnicas, conceituais, intrapessoais, interpessoais e políticas. No entanto, na graduação as instituições normalmente trabalham as técnicas e conceituais, criando um gap de informação que deverão ser buscadas pelo aluno”, afirmou.

Profa. Me. Eliza Ercolin

Na sequência, destacou que a principal deficiência, portanto, são as habilidades comportamentais: Intrapessoais, Interpessoais e Políticas, falando um pouco sobre elas para os alunos presentes. “É necessário que vocês trabalhem essas habilidades. Na intrapessoal, por exemplo, o líder deve pensar: como eu me controlo, como eu me vejo, como é minha voz, como é minha postura, como é minha vestimenta, como é que eu lido com o estresse, como eu me coloco em uma reunião, como eu faço uma apresentação, ou seja, pensando em mim. Para isso, é necessário um autoconhecimento sobre as minhas lacunas, falhas e trabalhar o que for possível para corrigir tais aspectos”.

 Outra habilidade abordada por Eliza foi a interpessoal. “Essa habilidade é trabalhada de certa forma na sala de aula, mesmo sem o aluno perceber, que é: como eu organizo um grupo, como eu interajo com os integrantes do grupo, como fazer o grupo funcionar, respeitar as diferenças e saber ouvir”.

Por fim, as habilidades políticas foram tema da apresentação. “Normalmente, os alunos associam política aos nossos políticos e os nossos exemplos de políticos são péssimos. Na verdade, as habilidades políticas estão relacionadas à capacidade de o líder conseguir o que é melhor para sua equipe, correr atrás de melhorias, vantagens, ou seja, lutar pela equipe”.

Ao final de sua apresentação, Eliza deu diversas dicas e sugestões sobre como desenvolver as habilidades. “Uma pessoa tímida, por exemplo, pode buscar aulas de teatro para mitigar os problemas dessa condição. Alguém pouco competitivo ou que não saiba mandar, participar de um esporte coletivo, entre outros”.

Por fim, destacou que não existem apenas líderes empresariais, mas, o líder de uma equipe, o líder de uma família, o líder comunitário, ou seja, líder de qualquer forma.

A capacitação de líderes é uma das ações do Programa de Líderes da Faculdade Don Domênico, criado em 2017, com o objetivo de desenvolver lideranças locais. Todos os alunos podem concorrer nas eleições de líderes e participarem do referido programa.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/