Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 06/04

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Prof. Me Eliza Ercolin desenvolveu atividade com metodologia PBL com as turmas do 3º Semestre de Administração e Contábeis, na disciplina Psicologia Organizacional. “Na primeira aula expliquei o que é modelo híbrido e que seria utilizada essa metodologia. Foram instruídos sobre o que é PBL e que neste semestre trabalharíamos com um problema a saber: ‘Estudo sobre a criação de vagas para trabalhadores idosos em empresas localizadas em Guarujá’”, afirmou.

No início das atividades, os alunos receberam por escrito quais as funções do líder do grupo e do secretário, além de um texto “O Futuro do Mercado é Grisalho: Veja como serão os novos idosos, da autora Daniela do Lago, da Revista Gestão de Negócios ME., Editora Escala. “O texto teve por objetivo trazer aos alunos muito jovens as mudanças de comportamento desta faixa de idade”, destacou.

Após a realização de duas aulas teóricas foi disponibilizada em EAD o material sobre estudos geracionais. Após o estudo de todo este material os alunos na aula posterior trabalharam em grupo respondendo a primeira etapa do trabalho. “Eles deveriam responder qual faixa etária escolheram para contratar, qual documento legal justifica esta escolha, a que geração pertencem e como lidam com o trabalho.  Após as discussões os alunos entregaram relatório sobre a atividade. Nas aulas subsequentes tiveram um feedback e mais material teórico”. E, finalizou: “O trabalho ainda terá duas etapas e uma apresentação final com o estudo completo”.

O Prof. Me. Ramon Torre, na Disciplina Controladoria, utilizou a metodologia Sala de Aula Invertida para trabalhar o tema “Princípios Fundamentais dos Controles Internos”. “Os alunos, separados em equipes, receberam material prévio e desenvolveram pesquisa a respeito do princípio par o qual foram sorteados. Em duas aulas, eles serão responsáveis por transmitir os conceitos pesquisados aos seus colegas. A cada apresentação, comento o assunto abordado, preenchendo eventuais lacunas no conteúdo apresentado”, afirmou Ramon. Na noite de ontem )05/04), as equipes iniciaram as apresentações.

 Para finalizar, o Prof. Me. Marcel André Valluis, na Disciplina TGA – Teoria Geral da Administração, no 1º semestre A de Administração, desenvolveu atividade utilizando a metodologia PBL.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/