Alunos dos 9ºs anos do Colégio Don Domênico realizam experiências sobre densidades

Atividade teve o objetivo demonstrar de maneira prática o conteúdo trabalhado em sala de aula

Na última sexta-feira (23/02), os alunos das turmas 9ºAm e 9ºBm participaram de atividade prática sobre densidades, com a realização de experimentos sob orientação da Profa. Prof.ª Cristiane Piffer.

Na primeira experiência, foram utilizados água, óleo e bolinha de gude. Os alunos colocaram água, óleo, um pedaço de cera de vela e uma bolinha de gude dentro de um recipiente. “A primeira coisa que observamos foi que a água e o óleo se separaram, sendo que o óleo estava em cima da água. Em seguida, como complemento da experiência colocamos uma bolinha de gude e um pedaço de cera de vela, como esperado, a bolinha de gude por ser mais densa desceu ao fundo do recipiente, e a vela flutuou no topo do recipiente por ter menos densidade”, afirmou a aluna do 9º BM Thabata Piffer.

Thabata destaca ainda, a importância da experiência prática para a consolidação do aprendizado em sala de aula. “Foi incrível ver a experiência de perto, nós já víamos essa matéria desde o ano passado, e poder fazê-la na prática foi muito divertido, quando terminamos e vimos o resultado todos ficamos felizes, a turma toda com certeza gostou da aula e nunca mais vamos esquecer de tudo o que aprendemos”.

Para a segunda experiência foram utilizados: Mel, água (com corante vermelho), óleo de cozinha e álcool (com corante verde). “Após colocar todos os produtos no recipiente, os alunos aguardaram aproximadamente 20 minutos.  Concluímos que o líquido não se sobrepõe formando camadas. As densidades dos líquidos não se misturam. Isso acontece porque as densidades dos líquidos são diferentes. O álcool é o líquido com menor densidade, por isso permanece no topo das camadas. A água é o líquido mais denso entre todos”, explica Cristiane.

Um dos alunos que participou das experiências, Yuri Barros, do 9ºAm, falou sobre o que achou do trabalho: “A experiência foi diferente de tudo que já fizemos em sala, foi uma aula dinâmica e eu gostei muito, é sempre legal ver o que aprendemos na prática, a aula deixa de ser aquela coisa de sempre de ler e ver os desenhos, nós vimos na nossa frente todo o processo acontecendo e isso é muito legal”.

“Foi muito bom perceber o envolvimento dos alunos na atividade prática, seu interesse em participar e a apropriação do conteúdo redundante das experiências realizadas”, finalizou Cristiane

Leandro Machado

Felipe Chagas

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas para o ano de 2018. Saiba mais sobre a nossa proposta no site http://www.colegiodondomenico.com.br/