Reunião dá início ao ano letivo na Faculdade Don Domênico

Professores participaram de reunião de Congregação na sede da Instituição na noite de ontem (25/01)

Ontem (25/01) teve início mais um ano letivo na Faculdade Don Domênico com a realização de Reunião de Congregação, conduzida pelo Diretor da Faculdade, Prof. Me. Fernando Mendes Passaes. Estiveram presentes professores, coordenadores, representantes da biblioteca e secretaria para alinhar os últimos detalhes do 1º semestre de 2018, que começará no dia 05/02 para os alunos.

Em sua apresentação, Fernando destacou a conversão da Faculdade Don Domênico para Centro Universitário, em razão do alto conceito alcançado pela instituição na última avaliação do MEC. “A Faculdade Don Domênico alcançou conceito 4 (escala de 1 a 5) na última avaliação do MEC, o que nos credencia para a conversão a Centro Universitário. O processo já está em andamento, devendo ser concluído ainda no 1º semestre de 2018”.

Outro aspecto apontado por Fernando é o elevado conceito dos cursos da Faculdade. “Nossos cursos têm conceitos elevados junto ao MEC, demonstrando o trabalho sério desenvolvido por todos os envolvidos, professores, colaboradores, coordenadores, direção, etc. Poucas faculdades possuem os conceitos elevados que nossa instituição alcançou nos últimos anos”, lembrou.

O encontro serviu ainda para realização de alteração no Regimento da Faculdade para a transição entre a condição de Faculdade e Centro Universitário. Para tanto, será alterada a composição da Congregação da Faculdade, que será formada por membros da direção, coordenação, corpo técnico administrativo, representantes da comunidade, representante da entidade mantenedora, professores e alunos para deliberação sobre assuntos pertinentes. Os professores eleitos que farão parte da Congregação são: José Sobreira Barros Junior, Rodrigo Santana do Nascimento e Eliza Helena Ercolin. Foi formada, também, grupo de trabalho voltado ao desenvolvimento da Curricularização da Extensão e Sistema Modular por Competências, parte do Plano Nacional de Educação. Os professores eleitos que integrarão o grupo de trabalho são: André Luiz Gonçalves Rojas, Cláudia de Moura Vassão, Ivani Ribeiro da Silva, Leandro Machado Viana e Maria Eliane da Costa Limmer.

Na sequência, a Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI), Profa. Me. Mônica Machado Alonso, apresentou dados a respeito do sistema de ensino da Finlândia, considerado referência mundial de inovação e qualidade, resultado de sua participação no 6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação, em Tampere, Finlândia, no último novembro. “O nível de inovação acadêmica alcançado na Finlândia é distante das nossas possibilidades, no entanto, podemos aproveitar diversos aspectos do modelo utilizado naquele Páis e adaptá-lo à nossa realidade, oferecendo um serviço educacional mais dinâmico e capaz de engajar ainda mais nossos alunos”, destacou.

Segundo Fernando Passaes, a implantação dos processos de inovação acadêmica é um caminho sem volta dentro da instituição. “A utilização de metodologias ativas de ensino é o futuro da educação e será amplamente incentivada dentro da Faculdade Don Domênico, com o objetivo dde formar profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho”, finalizou.

Entre os dias 29/01 e 02/02, os professores da Faculdade passarão por uma série de capacitações sobre metodologias ativas promovidas pelo NUPPI, sob coordenação dos professores André Rojas, José Tartanhar, Leandro Machado e Olair Garcia Jr. As aulas tem início no dia 05 de fevereiro

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/