6º Seminário de Logística discutiu o Comércio Exterior e Técnicas Específicas de Logística

Evento tratou ainda o contexto regional e os desafios na escolha e ingresso nessa área profissional.

Prof. Anselmo Laurini Sant´Anna

Na noite de 22/11, cerca de 100 pessoas participaram do 6º Seminário de Logística promovido pela Faculdade Don Domênico. “O foco do evento deste ano foram as áreas de comércio exterior e logística, discutindo as possibilidades de carreiras, o contexto regional e os desafios na escolha e ingresso nessa área profissional”, afirmou Wellington Santos, coordenador do Curso de Logística.

O evento contou, mais uma vez, com a participação de profissionais do mais alto gabarito que compartilharam informações, experiências e orientaram os discentes presentes sobre o mercado. “Os discentes dos cursos de logística, RH e administração puderam visualizar estratégias e práticas de empresas como Petrobrás, Libra terminais, além de experiências de ex-alunos e profissionais da área de logística”, destacou Wellington.

Marcia Schaffer, Consultora da Área de Comercio Exterior da Petrobras

A abertura foi feita pela Sra. Marcia Schaffer, Consultora da Área de Comercio Exterior da Petrobras, apresentando o seguinte tema: “Novos processos de importação e exportação: reflexos positivos na competitividade do comércio exterior brasileiro”. Em sua apresentação, comentou as alterações que estão ocorrendo na legislação e da forma em que as Aduanas estão totalmente interligadas e integradas com as regras do “OEA- Operador Econômico Autorizado. “As alterações obrigam as empresas a estarem alinhadas com as regras de “Compliance”, não bastando apenas implementar procedimentos e normas para o setor como um todo. É preciso focar nos atores da cadeia logística que cuidam da movimentação da carga, pois são eles quem garantem que as mercadorias não sejam violadas ou danificadas. Daí a necessidade de atores que sejam OEA”.

Para Anselmo Laurini Sant´anna a nova realidade traz novos desafios às empresas do setor logístico. “Empresas que atuam na área logística, em especial, terminais portuários e despachantes terão que buscar a excelência dos seus serviços, de forma que possam se tornar OEA. Os requisitos para se tornar um OEA são rigorosos, exigindo um alto grau de comprometimento da empresa com normas de segurança em vários setores, seja na movimentação de carga (Operações logísticas), ou o nível dos profissionais que trabalham nas operações do fluxo aduaneiro”, afirmou

Fabio Santos Cruz, do Instituto Pro Porto

A segunda palestra do dia foi foi ministrada pelo consultor e Coach, Fabio Santos Cruz, do Instituto Pro Porto com o tema – “Mercado Portuário e os novos desafios”. Aproveitando a presença de alunos dos cursos de RH e Administração, foram apresentadas as oportunidades deste mercado e alguns segredos e técnicas de como alcançá-las, utilizando como exemplo a sua trajetória profissional, partindo de Segurança, a Operador Portuário até Consultor e Coach de carreiras atualmente.

Finalmente, o Seminário foi encerrado com uma “mesa de debates”, com a participação dos palestrantes (Marcia Schaffer e Fabio Santos Cruz), dos professores Carlos Roberto e Wellington Santos e de um ex-alunos da Turma de Logística da Faculdade Don Domênico, Alex Guedes, agora Gerente Comercial da Radius Line Telecom. Durante o debate, os temas abordados nas palestras foram discutidos e as dúvidas dos alunos presentes sanadas.  

Para o Prof. Carlos Roberto, Gestor de RH da Libra Terminais, o evento foi importante para dar uma noção de mercado para os alunos. “O mercado de logística é muito dinâmico, está em constante evolução, nesse sentido, o evento foi importante para mostrar as novas tendências do mercado, além das dicas sobre como manter um alto nível de empregabilidade no mercado, tais como, postura, capacidade de aprendizagem e energia para buscar novos objetivos”, afirmou.

O Prof. Anselmo destacou a excelente organização dos alunos da Turma de Logística. “A atenção aos detalhes do evento, desde patrocinadores, até recepção dos palestrantes e dos demais professores e alunos convidados, foi um diferencial do evento. Nossos palestrantes puderam sentir a dinâmica educacional aplicada na Faculdade Don Domenico e comprovar o motivo de ser uma Faculdade com nota 5 no MEC”.

Anselmo Sant´Anna, Fábio Santos, Wellington Santos, Alex Guedes, Marcia Schaffer e Carlos Roberto

Para Welington Santos as apresentações, reforçaram o discurso da importância do planejamento e da definição consciente. “Dentro de suas respectivas áreas, os convidados avaliaram o perfil exigido dos profissionais que se formam em logística, ficando evidente a necessidade de uma formação acadêmica de qualidade e estudos complementares dirigidos aos objetivos de carreira”, finalizou.

 

 

 

Crédito das imagens: Carolina Vanessa

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/