Psicologia e Relações Interpessoais no Ambiente de Aprendizado  foi tema de Capacitação dos professores neste sábado

Profa. Me. Eliza Ercolin foi a responsável pela capacitação

Na manhã deste sábado (09/12), os professores da Faculdade Don Domênico participaram de mais um módulo da Pós-Graduação em Metodologias Ativas. O tema dessa vez foi “Psicologia e Relações Interpessoais no Ambiente de Aprendizado”, tendo como responsável a Profa. Me. Eliza Ercolin, graduada em psicologia.

A base da aula foi o Herrmann Brain Dominance Instrument (HBDI), que se baseia no fato de que o pensamento de uma pessoa pode ter quatro aglomerações (clusters) preferenciais, ou seja, quatro diferentes “interesses” de pensamento, portando-se como um analisador (quadrante A – Azul); um organizador (quadrante B – Verde); um personalizador (quadrante C – Vermelho); um estrategista (quadrante D – Amarelo).

Segundo Eliza, o instrumento serve para que o indivíduo aumente a sua consciência de si, a fim de mensurar seus pontos fortes e fracos. “É importante a consciência a respeito de si para que possamos estabelecer relações positiva com os outros e conseguir lidar com pessoas com estilos completamente diversos”.

Esse autoconhecimento melhora ainda, a compreensão das reações de interlocutores e tornando-os aptos a enfrentá-las de maneira mais assertiva. “O importante é utilizar esse conhecimento como uma ferramenta no relacionamento, na gestão de imprevistos, na gestão de conflitos e no seu dia-a-dia pessoal e profissional”, afirmou Eliza.

De acordo com Eliza, as pessoas têm acesso aos quatro quadrantes, dando preferência a um ou dois deles. “Quando analisamos as pessoas sob esse prisma, percebemos que a maioria reúne características predominantes de dois quadrantes, no entanto, temos pessoas que se concentram muito em um quadrante, assim como temos indivíduos que possuem características dos quatro quadrantes, mas é mais raro”.

Na sequência, explicou cada um dos quadrantes de forma específica, apresentando as características que fazem parte de cada um deles, pedindo aos professores presentes que, a partir das informações, se encaixassem em um dos quadrantes.

Para ilustrar, Eliza apresentou alguns exemplos de figuras reconhecidas da sociedade e sua relação com os quadrantes apresentados. “Steve Jobs tinha uma predominância muito forte do quadrante D, mais ligado à inovação, pessoas que pensam fora da caixa. Já Albert Einstein tinha característica quase que na sua totalidade relacionadas ao quadrante A”, destacou Eliza.

Ao final da capacitação, os professores receberam um relatório a respeito do seu perfil, construído com base em um Teste da Dominância Cerebral respondido anteriormente. “Encaminhamos o teste para todos os professores que participam da pós-graduação, a fim de demonstrar as características de cada um com base no instrumento apresentado na capacitação”, finalizou.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/