Desenvolvimento de Competências Individuais foi o tema da Capacitação em Metodologias Ativas neste sábado

Desenvolvimento de Competências Individuais foi o tema da Capacitação em Metodologias Ativas neste sábado

O responsável pela capacitação foi o Prof. Doutorando e Mestre Ciro A. Fernandes

No início de sua apresentação Ciro destacou a importância da conjunção de três atributos para a formação das competências: Conhecimento, Habilidade e Atitude. “Uma pessoa que possui apenas um ou dois desses atributos não desenvolve a competência, uma vez que, a sua formação exige que os três elementos sejam trabalhados”.

Citando autores consagrados como Piaget, Le Boferf e Zarifian, trabalhou o Desenvolvimento Cognitivo/Paradigma Construtivista demonstrando a importância do ambiente, das interações sociais, contexto profissional, etc., no desenvolvimento da formação da competência do indivíduo. Alguns exemplos de pessoas que desenvolveram suas competências e mudaram o mundo, como Steve Jobs, Neymar, etc. foram utilizados para demonstrar os fatores que possibilitam o desenvolvimento de competências.

O desenvolvimento de competências segue alguns eixos fundamentais: Eixo Pessoal, Eixo Formação Acadêmica e Eixo Trajetória Profissional. O percurso do indivíduo dentro da concepção desses eixos cria o ambiente para o desenvolvimento da competência.

Dentro do eixo pessoal estão contempladas a Família/Social e as experiências pessoais vivenciadas. O eixo acadêmico envolve a formação básica e continuada, que fornecerão o conhecimento adquirido a partir da educação formal. Por fim, a trajetória profissional, forma-se a experiência profissional vividas ao longo da carreira (derrotas e vitórias, erros e acertos). Todos esses fatores são condições para o desenvolvimento da competência.

Ciro apresentou os ciclos de aprendizado, no primeiro ciclo (Aprendizado em Ciclo Único) o indivíduo faz o suficiente, aceita aquilo que é proposto sem discutir, ou seja, fazer mais do mesmo. Já no segundo ciclo (Aprendizado em Ciclo Duplo), o indivíduo passa a discutir o processo e as condições de aprendizagem. No terceiro ciclo (Aprendizado em Triplo Ciclo), além de discutir os fatores do 2º Ciclo, discute valores, objetivos, teorias de ação, principais direções e representações, tornando o resultado e a performance mais satisfatória. Com base nisso, sugeriu a seguinte reflexão: Em qual estágio de aprendizado estamos enquanto professores? E os Alunos?

Na segunda parte da capacitação, Ciro trabalhou o desenvolvimento de competências oriunda da área de educação, trabalhando inicialmente a diferença entre capacidades e competências.

Na sequência, apresentou o filme “Tempos Modernos” ao lado da foto de uma aula tradicional, fazendo o seguinte questionamento: Como associarmos um aspecto presente no filme, que é a disposição de fazer com o que acontece na academia, de forma que possamos engajar nossos alunos, estimular a busca pelo conhecimento, ou seja, preparar nossos alunos para as demandas do mercado?

“Falta capacidade atitudinal para que possamos transformar a educação e formar competências de fato para os nossos alunos, de modo que, ele possa ser absorvido pelo mercado de trabalho. Sem capacidade atitudinal, não existe competência”, afirmou Ciro.

A capacitação foi encerrada com um intenso debate a respeito do papel das instituições de ensino, dos professores na formação de competências, a fim de dotar os alunos de ferramentas necessárias e indispensáveis ao seu desenvolvimento profissional.

Leandro Machado

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