O Trabalho Pedagógico por traz da Festa Cultural Décadas

Os bastidores da festa que encantou pais, alunos, familiares, professores e colaboradores do Colégio Don Domênico

No dia 28/10, a Festa Cultural Década promovida pelo Colégio Don Domênico emocionou aqueles que assistiram ao belo espetáculo apresentado. O que muita gente não sabe é o trabalho pedagógico desenvolvido para a realização do evento, bem como, o esforço descomunal de diversos professores e colaboradores para o sucesso do evento.

Todo o processo teve início quando os professores de história do colégio Luciano e Mário desenvolveram com os alunos do Ensino Fundamental II tarde e manhã e Ensino Médio um projeto de pesquisa em que os alunos tinham que levantar dados importantes a respeito das décadas (música, arte, cultura, etc.) que mais tarde fariam parte da programação da Festa Cultural.

Associado a esse trabalho, os professores de Geografia, Priscila e Mário nos 9ºs anos e o professor Sérgio do Ensino Médio, foram responsáveis pela elaboração dos painéis, em papel pardo, com imagens relacionadas aos dados levantados de cada década, expostos no evento. O trabalho integrou as disciplinas de História e Geografia.

Já a Profa. Ana Cristina desenvolveu junto aos alunos cartazes no formato A3 com imagens marcantes de cada década. Os alunos do 7º e 8º anos confeccionaram maquetes de televisões, rádios, vitrolas, vídeos cassete, respeitando a ordem cronológica da criação de cada uma dessas tecnologias. A Profa. Ana Cristina foi a responsável pela organização da exposição que aconteceu na quadra auxiliar, tendo como tema o “Túnel do Tempo”.

Prof. Cláudio

Um dos pontos mais impressionantes da Festa foram os painéis, em especial, o de espiral e os cenários utilizados no evento, todos concebidos e desenvolvidos pelo Prof. de arte Claudio. O Prof. Claudio todos os anos é responsável pelo belo trabalho na elaboração dos painéis nos eventos do Colégio. A pintura dos cenários ficou a cargo da Profa. Ana Cristina. Ambos foram os responsáveis pela decoração dos espaços utilizados na festa.

A concepção da ideia do Túnel do Tempo foi trabalhada por todos os professores envolvidos,  de história, geografia, artes e educação física. É importante ressaltar que grande parte do material de decoração foi desenvolvido pelos alunos. Alguns alunos se voluntariaram a participar da festa vestidos a caráter, como os personagens destacados nas apresentações, de acordo com a década representada por eles. Além disso, estudaram a respeito da década para que pudessem sanar dúvidas dos visitantes que passavam pelo túnel do tempo, as roupas utilizadas pelos personagens, cabelo, entre outros aspectos, com o intuito de ser o mais fidedigno à história desses personagens. Cabe destacar ainda, a participação das professoras Érica, Lucinéia, Belinha, Carla, Fernanda e Luciana Reis durante as apresentações, no apoio aos alunos. 

A dedicação dos alunos foi o ponto alto da festa. Comprometidos com o resultado do evento, os alunos foram os protagonistas de um evento memorável para aqueles que tiveram o privilégio de assisti-lo.

O Colégio Don Domênico parabeniza, mais uma vez, os alunos, professores e colaboradores pelo maravilhoso trabalho desenvolvido na Festa Cultural Década.

Leandro Machado

Com informações da Profa. Ana Cristina

Notícia relacionada

Festa Cultural do Colégio Don Domênico emociona e encanta o público