“A representação da mulher na arte” foi tema da Faculdade Master

Palestra foi proferida pela Profa. Me. Simone A. Oliveira

No dia 24/10/17, a Faculdade Master recebeu a Prof.ª Simone A. Oliveira, graduada e mestre em História para falar sobre como a mulher é mostrada através da arte, pinturas, esculturas e relevos. Para tanto utilizou uma linha cronológica para explicar o motivo das mulheres serem representadas daquela forma, onde basicamente mostrava um contexto histórico e artístico da mulher na sociedade.

Na sequência, apresentou um vídeo com pinturas e esculturas de mulheres, falando sobre a época em que cada obra foi feita, o seu significado, entre outras informações. “O início de tudo foi com os nossos ancestrais através de pinturas rupestres (pinturas feitas em grandes rochas), que mostravam os homens caçando e as mulheres ou grávidas ou cuidando de crianças. É interessante analisar que a mulher ao de quase toda a história da humanidade, era apenas um símbolo de maternidade e figura reprodutora”, destacou Simone.

Segundo ela, uma das poucas nações que contrariava essa imagem era o Egito Antigo, onde a mulher era um símbolo de muito beleza e poder político. “As mulheres eram retratadas em tronos ou penteadeiras, cobertas de joias. No Egito, eles costumavamm usar como técnica de pintura a ´lei do frontalidade’, que é uma pintura em que a pessoa aparece com o corpo de frente e o rosto de perfil”, lembrou.

Além do Egito Antigo, Simone falou sobre outras épocas e lugares como: Grécia Antiga, Idade Média, Gótico, Renascimento, Sanzo, Barroco, Rococó, Realismo, e Modernismo, apresentando obras de cada época e lugar, explicando os contextos históricos e qual era a representação da mulher naquele lugar e época.

Simone falou ainda, sobre os dias de hoje, em especial sobre a “Pop Arte”, não mais desenvolvida em quadros, e tintas, mas,  em forma de arte digital, produzida em computadores e muito utilizada para publicidade de sites e grandes empresas.

Para concluir, falou um pouco sobre mulheres que se tornaram grandes pintoras, como Artemisia Gentileschi, que surgiu na época da arte barroca, rompendo o ciclo de somente homens na arte. “Artemisia Gentileschi vivei em 1600, época em que as mulheres não tinham liberdade de expressão para fazer qualquer tipo de trabalho, porém com o seu grande destaque na arte, mudou a história de sua época”.

Felipe Chagas

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/