Projeto no 5ºBT do Colégio Don Domênico incentiva a pesquisa

Atividade foi desenvolvida pela Profa. Mayra Nisticó com os alunos do 5º Semestre do Ensino Fundamental BT

A turma do 5º Ano do Ensino Fundamental participou de uma série de projetos de pesquisa sobre “Fatos históricos brasileiros”, Conservação da baleia jubarte, golfinho rotador, tamar e peixe-boi”, “Litoral Brasileiro: falésias, mata atlântica, recifes, restinga, mangues e ilhas” e “Paisagens do Sertão e do Pantanal”, desenvolvidos pela Profa. Mayra Nisticó neste semestre.

Divididos em grupos, os alunos foram incentivados a pesquisar sobre os temas elencados pela Profa. Mayra, para ao final da atividade apresentarem os resultados obtidos. “As pesquisas de cada grupo foram feitas via internet e periódicos, sempre tendo como base os temas definidos anteriormente. O objetivo foi estimular a pesquisa e promover a construção do aprendizado pelos próprios alunos”, afirmou Mayra.

Um dos pontos altos do projeto foi o envolvimento dos alunos que se dedicaram nas pesquisas e demonstraram sua satisfação em conhecer mais sobre a cultura, os lugares e as história do nosso País. “Aguçar a curiosidade dos alunos foi fundamental para que eles se dedicassem na pesquisa. Nesse sentido, os resultados foram muito satisfatórios, alcançando os objetivos traçados quando da sua elaboração”, comemorou Mayra.

“É importante que os alunos conheçam a nossa cultura, nosso País é rico em diversidade, vemos que no nordeste as pessoas são diferentes do sul, e do sul tão diferentes do centro-oeste e assim por diante, cada lugar uma paisagem diferente, histórias e folclores diferente, e uma fauna diferente”.

Os trabalhos foram apresentados em datas estipuladas pela professora, oportunidade em que os alunos puderam falar sobre aquilo que aprenderam e trocar informações com os colegas de sala, sendo graduados de acordo com o critério estabelecido anteriormente. “A avaliação levou em consideração a pesquisa em si, o entendimento a respeito do tema e a capacidade de transmitir o conhecimento para os seus colegas. Fiquei muito satisfeita com a produção dos alunos e feliz ao ver cada grupo se desenvolvendo e explicando cada um do seu jeito”, finalizou.

Felipe Chagas

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas para o ano de 2018. Saiba mais sobre a nossa proposta no site http://www.colegiodondomenico.com.br/ .