Alunos do Colégio Don Domênico participam do Programa de Karatê no estilo Rengo-Kai

Responsável pelo programa é o Mestre Luiz Carlos Kuribara faixa preta 8ºDan. Aulas acontecem duas vezes por semana na sede do colégio

Um dos maiores mestres de Karatê do País é responsável pelo programa de Karatê do Colégio Don Domênico. Trata-se de Luiz Carlos Kuribara, faixa preta 8ºDan, um dos principais atletas da modalidade, colecionador de inúmeros títulos e criador do estilo Rengo-Kai (estilo que mantém o aspecto cultural e filosófico da Arte Marcial direcionado para complementar a educação acadêmica, a exemplo do que já é feito no Japão).

Esse programa é o aplicado no Colégio Don Domênico nas aulas que acontecem duas vezes por semana, oportunidade em que Kuribara trabalha além dos movimentos da arte marcial, valores humanos fundamentais. “O objetivo do Rengo-Kai é trabalhar o Karatê como um todo, dando prioridade à formação humana, trabalhando questões como a competitividade, o equilíbrio, a calma e a ação dentro de um contexto mais amplo”, afirmou.

Reconhecido internacionalmente, foi membro Titular da Seleção Paulista e Brasileira de Karatê, tendo se especializado no Japão com o Grão-Mestre 10º Dan Katsuya Miyahira (Presidente da All Okinawa Karatê-dô Federation). Em 1987, em Okinawa, Luiz Kuribara fez parte da equipe brasileira que se apresentou ao IMPERADOR AKIHITO na 42ª Olimpíada Nacional do Japão. · 

Uma das marcas das aulas do Mestre Kuribara é a sua postura como líder, sempre dando o exemplo, demonstrando a filosofia do Karatê de forma serene e calma. “Dentro do programa trabalhamos a autoconfiança e o equilíbrio emocional, sendo notável que os alunos que fazem karatê são pessoas que mantém o autocontrole, e na maioria das vezes conseguem resolver problemas de forma calma”.

Outro aspecto muito trabalhado é o respeito, condição básica para que o aluno participe das aulas. “Aqui eles aprendem que a hierarquia é vital, os alunos com faixas de cores mais avançados sempre estão na frente para demonstrar aos outros como se faz cada movimento, e os que estão atrás vão observando e fazendo de forma devagar, acompanhando no máximo possível os que estão na frente”, destaca.

Segundo Kuribara, o programa, além de formar atletas para competições, visa especialmente formar os alunos para a vida. “A filosofia que eles aprendem no Karatê é levada para toda a vida. Tenho ex-alunos que participaram de grandes campeonatos internacionais, um exemplo muito interessante, é de um ex-aluno do karatê que participou de uma seletiva em Portugal e ficou em 2ºcolocado, e dessa forma ingressou na seleção, e isso me traz muita felicidade, mas, minha maior alegria é ver pessoas melhores para o mundo, pessoas que pensem no meio ambiente e no próximo”.

Mestre Kuribara foi um dos atletas escolhidos para carregar a Tocha da Olimpíada do Rio de Janeiro

O trabalho é reverenciado pelos alunos que participam do programa, como fica claro ao final das aulas, quando muito satisfeitos cumprimentam seu Mestre com muito respeito e cordialidade. “O karatê é muito legal e para mim é um verdadeiro estilo de vida. Treino há 4 anos e sempre tive incentivo dos meus pais, principalmente, da minha mãe que me motivou desde o começo. Atualmente, já conquistei a faixa roxa e sei que se eu tiver em apuros preciso manter a calma, e se eu estiver fazendo uma prova difícil posso usar técnicas de concentração e de respiração para me acalmar, tudo isso graças ao karatê”, disse Pablo da Silva Minhão, aluno do 8ºAM do colégio Don Domênico.

Para finalizar, Luiz Kuribara destaca a importância de uma mudança de cultura, com o objetivo de tornar a sociedade mais justa e humana. “O trabalho tem o intuito de trabalhar o conceito de conjunto para o bem  comum, promovendo a  transformação do pensamento ocidental do ‘EU’, para o pensamento oriental do ‘NÓS’.

 

Fonte: Arquivo pessoal do atleta

Sobre Luiz Kuribara

Principais Títulos

  • Bi-Campeão Sul-Americano (96 e 98).
  • Hexa-Campeão Brasileiro (85, 86, 87,95,96 e 97).
  • Campeão de quatro copas internacionais (96 e 97).
  • Campeão do estado de Saitama-Ken/Japão – 93.
  • Bi-Campeão dos Jogos Abertos Interior (87 e 88).

 Viagens Internacionais

  • Canadá – 1987
  • Japão – 1987 – 1991 – 1992
  • Argentina – 1996
  • Estados Unidos – 1996
  • Peru – 1996
  • Paraguai – 1998

Currículo do Atleta

  • Mestre de Karatê.
  • Faixa preta 8º Dan.
  • Especialização no Japão com o Grão-Mestre 10º Dan Katsuya Miyahira (Presidente da All Okinawa Karatê-dô Federation).
  • Titular da seleção das Seleções Paulista e Brasileira.
  • Residência no Japão no período de 1991 a 1994.
  • Criador do estilo Rengo-Kai (estilo que mantém o aspecto cultural e filosófico da Arte Marcial direcionado para complementar a educação acadêmica, a exemplo do que já é feito no Japão).
  • Membro da equipe brasileira que se apresentou ao IMPERADOR AKIHITO na 42ª Olimpíada Nacional do Japão realizada em Okinawa/87.

 Felipe Chagas

Leandro Machado