Reforma Trabalhista foi tema de palestra na sede da Faculdade Don Domênico

Gestora de RH Manoelly Maria dos Santos e Advogado Fabrício Leme  foram os responsáveis por proferir a palestra

Um auditório abarrotado (mais de 120 pessoas) recebeu na última sexta-feira (15/09), os palestrantes Mannoelly Maria Santos (Manuh), aluna egressa do curso de Administração e pós-graduada em Recursos Humanos e o Dr. Fabrício Augusto Aguiar Leme, Advogado, especialista na Área Trabalhista e professor de Direito da FECLE, que abordaram, de forma dinâmica, lúdica e muito didática, os principais itens da Reforma Trabalhista. A palestra foi dirigida aos alunos do 5º ao 8º semestre de Administração e Ciência Contábeis e serviu para apresentar as principais mudanças advindas da aprovação.

No início de sua fala, Manoelly afirmou que a atual CLT, de 1943, precisava mesmo ser atualizada, sobretudo porque não atende de forma justa a quase nenhum segmento da sociedade. Sancionada pelo Presidente Michel Temer no dia 13/07/2017, a Reforma trabalhista (Lei 13.467/17) trouxe uma série de mudanças que passarão a ter efeito a partir de 09 de novembro de 2017.

Manoelly Maria dos Santos

A palestra contou com participação intensa dos presentes que fizeram diversos questionamentos aos palestrantes. “A aluna líder do 6C de Contábeis, Luana Silva Parente, fez várias intervenções, assim como vários outros discentes da turma. Da mesma forma, alunos das turmas 2A, 3A, 5A, 6C, 7A, 8D e 8E do curso de Administração e de todas as de Contábeis se manifestaram, colocando aos palestrantes seus questionamentos, dúvidas e opiniões a respeito da Reforma Trabalhista”, destacou Marcel.  A convite da turma do 6C de Contábeis o Prof. Ramon Eduardo de Torre, de Contabilidade Bancária, também participou do evento.

Manoelly Maria dos Santos e Dr. Fabrício Leme

Um dos temas que mereceu atenção por parte dos palestrantes foram as novas regras para as férias. Questionada pela aluna Denise Faustino, do 7A de Ciências Contábeis e egressa do curso de Administração, sobre a nova forma de se poder dividir os dias de férias, Manoelly a orientou. “As férias poderão ser fracionadas em até três períodos, mediante negociação, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos, cada um”.

A Reforma Trabalhista ainda causa discussões acaloradas em diversos setores da sociedade, o que para o Dr. Fabrício Leme é salutar. “A atualização é essencial para o bom desempenho de qualquer profissão. A reforma trabalhista deve ser amplamente estudada, eis que trouxe inúmeras alterações no âmbito do Direito do Trabalho”.

Fabrício Leme, Manoelly Maria dos Santos e Marcel André Valluis

Ao final do evento, a palestrante Mannoelly Maria Santos agradeceu, emocionada, o convite que lhe fora feito, dizendo que era uma honra e um prazer estar de volta à FECLE, desta vez falando de sua experiência na área de Recursos Humanos. “Sou grata por tudo que vivi e aprendi como aluna, desejo aos alunos aqui presentes todo o sucesso.  Corram atrás de seus sonhos, não importa os obstáculos encontrados durante o caminho”, disse. Manoelly, que aproveitou para mencionar sua mãe e seus colegas de turma, presentes ao evento. Ambos palestrantes foram ovacionados pelos presentes e foram cumprimentados pelos líderes de turma, Ericsson Santos de Souza e Solange Ferreira, do 7A e do 3A de Administração, respectivamente.

O responsável pelo encerramento oficial foi o Prof. Me. Marcel André Valluis. “Agradeço a presença dos palestrantes e os parabenizo por sua dinâmica e sinergia na apresentação, bem como, agradeço a todos os discentes e professores que acompanharam o evento”. E, finalizou emocionado: “É uma honra receber uma ex-aluna, formada há alguns anos, como palestrante de um tema tão importante”. A palestra foi encerrada às 22h10.

Estavam presentes ao evento os alunos egressos Murilo Cavalcanti, Ana Carolina Inse, Ana Carolina Prado, Jocélia Santos, dentre outros.

Leandro Machado

Com colaboração do Prof. Me Marcel André Valluis e Prof. Fabrício Leme