Turma do 4º BT visita Biblioteca Municipal Martins Fontes

Programa de visitas à biblioteca tem o objetivo de incentivar a leitura

No dia 12/09, a Turma do 4º Ano do Ensino Fundamental BT visitou a biblioteca Martins Fontes, como parte do programa de incentivo à leitura do Colégio Don Domênico. Assim como as turmas anteriores, os alunos do 4º BT participaram de uma série de atividades como a contação de histórias, conheceram diversas obras e ouviram sobre seus autores. As turmas foram acompanhadas pelo Prof. Rodolfo.

A Profa. Luciana Reis, responsável pelo 4º BT destaca a necessidade de fazer com que os alunos conheçam o ambiente da biblioteca e possam desenvolver o gosto pela leitura. “A Biblioteca é um ambiente mágico, cheio de histórias e personagens que ao longo da história muda a vida das pessoas. É importante que os alunos percebam isso e possam desenvolver um certo encantamento pelos livros, criando o hábito da leitura”, afirmou.

Segunda a psicóloga Frinéa Brandão, coordenadora do Grupo Neurofocus Psicoterapias (RJ), as histórias também minimizam aspectos da solidão, já que ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação.

Profa. Luciana Reis com os alunos do 4º BT

“Entre as diversas vantagens da leitura, o estímulo à imaginação e o aguçamento da criatividade são alguns dos mais importantes, uma vez que, quando lemos os efeitos especiais, os cenários, os personagens, etc, são formados pela nossa consciência”, destacou Luciana.

A leitura é especialmente importante no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, transformando pessoas e estabelecendo um nível cultural mais elevado, capaz de moldar gerações e criar uma sociedade mais justa. Nesse sentido, o Colégio Don Domênico tem a missão e o compromisso de estimular a leitura dentro de sua estrutura educacional, com o fim de auxiliar na formação de uma sociedade mais consciente e preparada para transformar a realidade que vivemos.

 

Leandro Machado