Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 11/09 – 15/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Anselmo Laurini Sant´anna aplicou o PBL no 2º Semestre de Logística, na disciplina Sistemas de Movimentação e Armazenagem. Os alunos foram desafiados a realizar o “Estudo do Meio” nas empresas que utilizam técnicas de Armazenagem nas seguintes modalidades: Supermercados e Atacadistas; Granéis Sólidos; -Granéis Líquidos; Carga Geral e Contêineres.

“Os alunos tinham a obrigação de visitar uma empresa de sua escolha, e apresentar o local com os seguintes comentários e fotos do local apontando: • Práticas operacionais; Administração de inventários; Técnicas de movimentação de materiais; Métodos de estocagem; Processamento de pedidos; Administração de trafego”, explicou.

Durante a apresentação os demais grupos deveriam questionar as técnicas e ou sanar as dúvidas sobre as problemáticas e técnicas apresentadas. Os itens avaliados na apresentação foram: Conteúdo do trabalho, a apresentação individual de cada aluno, presença e a participação nas questões formuladas durante as apresentações.  

“Esta prática será contínua, pois com base nesta apresentação e questionamentos apresentados, o grupo apresentará outras soluções operacionais a partir de cada técnica que serão apresentadas em sala de aula de forma teórica, tornando esta atividade um desafio prático com evolução permanente e sustentável do conhecimento do aluno”, avaliou Anselmo. E, finalizou, “Ficamos, professor e alunos, muito empolgados ao final da apresentação, levando a aula até as 20:40h sem que nenhum aluno saísse da sala. Notei um orgulho dos alunos respondendo as questões dos outros alunos, que apontavam de imediato os comentários. ”

A Profa. Me.Tânia desenvolveu a metodologia Rotação por Estações, no Curso de Gestão de Pessoas, utilizando o tema “Captação de Talentos”.

O Prof. Me. Cesar neves aplicou o PBL através de uma dinâmica de grupo para entender o sistema escolar excludente. O que gera iniciativas com a EJA – Educação de Jovens e Adultos. Ao final da atividade os alunos foram premiados com um brigadeiro.

A Prof. Me. Maria Eliane também fez uso do PBL na disciplina Metodologias da Educação Infantil II, abordando quatro temas diferentes: – Criança não são o futuro, são o presente; – Debate sobre ética aponta opções para novo modelo de escola; – Encontro internacional Educação 360º; – Somos muitos academicistas na América Latina. Durante a atividade, a classe foi dividida em grupos, separados de forma aleatória, tendo a tarefa de resolver problemas inerentes aos temas abordados e explicar a solução encontrada aos demais colegas.  

No 5 semestre C de Administração, na disciplina Direito Tributário I, o Prof. Me. Gustavo Capociama desenvolveu um Peer Instruction, por meio da plataforma Socrative, sobre o tema tributos.  Mesma metodologia utilizada pela Profa. Cláudia Moura, no 7ª de contábeis utilizando o tema cálculo de PIS e COFINS Cumulativo e não cumulativo e pelo Prof. Me. Ramon, no 7º semestre de Administração, abordando o tema “Comportamento Ético no Ambiente de Trabalho/Comportamento Ético Profissional.

Mapa Mental

No 2º semestre de ADM/Contábeis, o Prof. Dr. José Roberto realizou exercício de Mapa Mental, utilizando o tema: Avanços Tecnológicos: o que um Celular substitui. O Prof. Me. Olair no 3º semestre de Administração e no 7º Semestre de Contábeis, utilizou a metodologia TBL.

A Profa. Me. Rosana aplicou o Peer Instruction com os sextos semestres de pedagogia. Na oportunidade, os alunos receberam material por e-mail e, mais tarde, em sala de aula foram divididos em 14 grupos de 4 componentes distribuídos aleatoriamente, quando receberam a imagem de um ecossistema; e 4letras (ABCD) e 2 letras (V F).  A partir da imagem e dos textos que foram discutidos responderam a 11 questões.

Leandro Machado