Música é utilizada em Avaliação de História no 2BT

Objetivo foi criar um ambiente menos tenso para os alunos

Os alunos do 2BT (2º Ano do Ensino Fundamental) tiveram uma avaliação diferente na tarde de ontem. As Profas. Camila Gomes e Tia Vânia resolveram criar uma experiência diferente na hora de avaliar, utilizando a música. Na primeira parte os alunos receberam suas provas e escutaram a canção “A Casa” de Vinicius de Moraes. Com base na letra da música as crianças respondiam às questões da prova. “A ideia foi tirar a tensão e o nervosismo que, geralmente, estão associados à avaliação, e que muitas vezes prejudicam o resultado dos alunos”, afirmou Camila.

A questão da avaliação é amplamente discutida nos meios acadêmicos, com muitos autores questionando o seu papel na avaliação do conhecimento dos alunos. Para o educador, escritor e ex-diretor da Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal) José Pacheco, considerado um dos maiores especialistas em educação do mundo, por exemplo, a avaliação não avalia de fato aquilo que o aluno aprendeu. Outros autores afirmam que as provas objetivas favorecem a memorização, mas, sua análise não permite constatar, com boa margem de acerto, quanto o aluno adquiriu em termos de conhecimento.

Além da avaliação de fato, o objetivo da atividade foi tornar a avaliação menos maçante, além de despertar a compreensão através dos diversos sentidos. “Utilizando a música associada à avaliação escrita pudemos exercitar diversos sentidos, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e o melhor aproveitamento dos conteúdos”, destacou Camila.

 

Canção “A Casa”

Era uma casa /Muito engraçada / Não tinha teto / Não tinha nada / Ninguém podia / Entrar nela, não / Porque na casa / Não tinha chão

Ninguém podia / Dormir na rede / Porque na casa / Não tinha parede / Ninguém podia / Fazer pipi / Porque penico / Não tinha ali

Mas era feita / Com muito esmero / Na Rua dos Bobos / Número Zero

Vinícius de Moraes

Leandro Machado