Alunos da Educação Infantil do Colégio Don Domênico homenageiam a Pátria

Com adereços com as cores da Bandeira Nacional alunos cantaram o Hino Nacional oficializado em 06/09/1922

Em comemoração à Oficialização da Letra do Hino Nacional (06/09) e a Independência do Brasil (07/09) Alunos da Educação Infantil cantaram o Hino Nacional paramentados com adereços com as cores da Bandeira Nacional. O canto do Hino Nacional é uma tradição no Colégio Don Domênico, acontecendo todas as segundas, terças e quartas feiras.

“Esta semana é especial, comemoração da oficialização da letra do Hino Nacional e da Independência do Brasil, razão pela qual, resolvemos vestir os alunos com adereços em verde e amarelo, a fim de mostrar a eles a importância do 07 de setembro para os brasileiros e despertar, ainda mais, o patriotismo e o conhecimento de fatos que marcaram a história do nosso País”, afirmou Alessandra Passaes, coordenadora Pedagógica do Colégio.

As professoras e demais profissionais do Colégio Don Domênico falam sobre a importância da programação da semana da Pátria no colégio.

‘É importante, pois, eles estão numa idade de grande desenvolvimento, e saber a importância do hino é fundamental, além de ser uma maneira de também aprendem sobre a cultura do nosso País, o que é algo muito importante para qualquer pessoa”. Tia Luciele – Maternal I. “Quando eles forem para outro Pais, vão sempre ser questionados sobre sua nacionalidade, e ao falar que são brasileiros eles precisam ter orgulho, e saber o que isso representa”, Tia Flaviana.

Maternal I – Tia Luciele e Tia Flaviana

“A importância de cantar o hino nacional na Educação Infantil é trabalhar a cidadania e obter o amor à nossa Pátria”, Profa. Edna. Maternal II.

Maternal II – Profa. Edna e Tia Mayra

 “É importante para a criança conhecer sobre a Independência do Brasil e junto aos amigos cantar o Hino Nacional”, Profa. Katia – Pré I A.

Pré I A – Profa. Katia e Tia Josi

“A semana da pátria é imprescindível para despertar na criança o conceito de patriotismo”, Profa Cida. Pré I – B.

Pré-I B Profa. Cida e Tia Gisele

 “Desde a educação infantil é importante formar o conceito de pátria, despertando nas nossas crianças o sentimento de patriotismo, compreensão e significado do passado histórico”, Profa. Simone – Pré II A.

Pré II-A Profa. Simone e Tia Sabrina

“Estamos construindo em nossas crianças o amor à Pátria e aos símbolos nacionais”, Profa. Tatiana – Pré II – B.

Profa. Tatiana e Tia Lidiane

Para o Diretor do Colégio Don Domênico, Marcelo Mendes Passaes, as comemorações da semana da Pátria são fundamentais na construção da consciência cívica nos alunos. “O civismo dever estar presente na escola, desde a educação infantil, até o ensino médio. Nosso objetivo é resgatar conceitos fundamentais que, antigamente, eram trabalhados na disciplina de Educação Moral e Cívica. Hoje, esses conceitos estão segmentados em outras disciplinas, mas, é nossa prioridade torná-los mais presentes na formação dos nossos alunos”, afirmou. E, completa: “Vê-los paramentados com as cores da Bandeira Nacional, simulando uma farda, além de muito bonito, cria uma sensação bacana”. Marcelo disse ainda que, além do Hino Nacional, há a intenção de tocar o Hino da Cidade do Guarujá futuramente.

Leandro Machado