Equipe do Colégio/Faculdade Don Domênico participa da EdTech Road Show

Evento foi promovido pela Foreducation EdTech, empresa parceira da Google for Education

Na manhã da última sexta-feira (01/09), uma equipe formada pelo Coordenador de TI do Colégio e Faculdade Don Domênico, Fabiano de Oliveira Lima e os professores Me. André Rojas e José Tartanhar participaram EdTech Road Show. Trata-se de um evento gratuito organizado pela Foreducation com o objetivo de apresentar as ferramentas que a Google For Education oferece gratuitamente para instituições de Ensino atingirem o máximo do seu potencial.

Durante o evento falaram sobre fluência digital no uso da tecnologia Google, com casos de sucesso do Brasil e foram feitas demonstrações ao vivo de algumas tecnologias Google for Educations. Segundo informações da empresa, o Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Segundo José Tartanhar, o evento demonstrou o potencial a ser explorado através das ferramentas tecnológicas educacionais oferecidas pela Google. “Percebi no evento o quão restrito era meu conhecimento sobre a Google. A empresa possui uma série de ferramentas que podem auxiliar muito no desenvolvimento do aprendizado dentro das instituições de ensino. Uma das coisas que mais me chamou a atenção, foi o departamento TE – Tecnologias Educacionais, responsável por coordenar o uso da tecnologia na área educacional”, afirmou.

Para André Rojas, o evento serviu, ainda, para demonstrar que as metodologias ativas são parte indispensável do novo pensamento em educação. “Percebemos no evento que a utilização das metodologias ativas é uma realidade. Nesse caso, ela ocorre dentro do ambiente google, tornando a experiência única, mas, com o mesmo propósito de fazer do aluno o protagonista do seu aprendizado”. E, complementou: “Vimos a demonstração do óculos 3D, viajando pelo Rio de Janeiro, São Paulo, etc. como uma ferramenta que pode ser usada na educação”, finalizou.

De acordo com Fabiano, as ferramentas serão melhor analisadas para, dentro da realidade e da necessidade, serem inseridas tanto no colégio quanto na faculdade. “No evento os cases apresentados deram uma boa ideia para o uso das ferramentas oferecidas gratuitamente pelo Google que servem tanto para o dia-a-dia quanto para elaboração de aulas diferenciadas pelos professores, além de inspirar futuros projetos para otimização das atividades administrativas. ”, afirmou.

Leandro Machado