Visita à Biblioteca Municipal promove o hábito de leitura entre alunos do Colégio Don Domênico

Alunos do 5AT e 5AM visitaram a Biblioteca Municipal do Guarujá

Cerca de 20 alunos do Colégio Don Domênico participaram de visita à Biblioteca Municipal do Guarujá, na tarde do dia 30/08 e na manhã de hoje (01/09). Organizado pela Profa. Erica Duarte Moraes , a visita teve o objetivo de estimular os alunos a ler. “Um dos trabalhos que desenvolvemos no colégio é incentivar que os alunos leiam. Para tanto, o ambiente de uma biblioteca é fundamental, pois, mostra aos alunos a riqueza das obras e as infinitas possibilidades de entretenimento que os livros promovem”, afirmou.

Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: Ler por prazer; Ler para estudar; e Ler para se informar. No caso das atividades escolares, os alunos são quase que “obrigados “ a lerem para que possam se dar bem nas provas. No entanto, segundo Érica o objetivo é fazer com que o hábito de ler seja mais que uma obrigação. “A leitura é fundamental na formação de um indivíduo. Nesse sentido, não queremos que os alunos leiam apenas por obrigação, mas, que percebam que o hábito de ler traz incontáveis benefícios para sua formação”, destacou.

Durante a visita os alunos conheceram o Espaço Horta Fitoterápica, onde puderam visualizar a “FOLHA DE PENICILINA ou BENZETACIL”, também conhecida como sempre-viva, caaponga, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, cabeça-branca, acônito-do-mato, ervanço, nateira, terramicina, infalível, Penicilina-vegetal”.

Além disso, participaram de uma sessão de contação de história e tiveram acesso a um rádio doado à Biblioteca Municipal, pelo Patrono do Colégio Don Domênico, Cônego Domênico Rangoni, um dos mais destacados cidadãos da nossa cidade, cujas obras sociais perduram até os dias de hoje. O grupo de alunos foi acompanhado, além da professora Érica, pela monitora Leide Diane.

Para a Coordenadora Pedagógica do Colégio, Alessandra Passaes, o incentivo à leitura é uma das prioridades da instituição. “Reconhecemos a importância da leitura na formação de nossos alunos, razão pela qual, incentivamos nossos professores a desenvolverem atividades que possam despertar, desde cedo, o amor pela leitura”, finalizou.

Leandro Machado