Faculdade Master recebeu instrutora de Pilates na última quinta-feira (31/08)

Atividade melhora o desempenho em corridas, combate dores e auxilia na prevenção de doenças diversas

Na última quinta-feira (31/08) a Faculdade Master recebeu a instrutora de Pilates Cacau Mariano, que é formada em Educação Física e tem 3 especializações na área de Pilates. A instrutora começou falando um pouco da história do Pilates e como ele chegou até o Brasil.

A história começa em 1880 na Alemanha cidade de Mönchengladbach, ano em que nasce o criador do Pilates, Joseph Pilates, o qual tinha muitos problemas de saúde, dentre eles asma, o qual o deixava por vezes em crises terríveis. Para se recuperar começou a fazer ginástica, acrobacias e yoga, no entanto, ele não estava satisfeito com os métodos que praticava em sua época, e a partir daí começa a criar seu próprio método físico universal.

Em 1912, com o surgimento do nazismo na Alemanha, ele decide emigrar para a Inglaterra, onde começa a praticar boxe e começa a ensinar defesa pessoal para detetives da Scotland Yard, porém, no início da Primeira Guerra Mundial Joseph foi detido junto a outros alemães e levado para um campo de refugiados onde as condições eram muito precárias.  Já no campo de concentração, Joseph fazia exercícios todos os dias e insistia para que seus colegas o acompanhassem para manterem a saúde física e mental, enquanto outros soldados começaram a adoecer.

Na oportunidade, Joseph passou a trabalhar na reabilitação de colegas feridos. Para tanto, retirava as molas da cama e as colocava nas cabeceiras e nos pés dos soldados como “equipamentos” para utilizar nos exercícios dos acamados. A partir daí surgiram os equipamentos que conhecemos até hoje como o Reformer, ou o Cadillac. Com o sucesso de seus métodos na reabilitação e treinamento de pessoas, Joseph Pilates começou a ganhar credibilidade.

Quando a guerra terminou, Joseph voltou ao seu país de origem onde se tornou um profissional muito requisitado por bailarinos. Em razão disso, em 1926, decidiu se mudar para os Estados Unidos, onde abriu seu primeiro estúdio para atender bailarinos, criando sua reputação dentro e fora do país.

Segundo Cacau, o Pilates chegou ao Brasil em 1991, no entanto,  os aparelhos eram consideráveis muito caros, e não haviam muitos especialistas na época no País. Dessa forma, não gerou muita atenção, passando a se popularizar em 2001, quando o preço dos aparelhos se tornou mais acessível, fazendo do Pilates uma modalidade muito procurada no Brasil

Cacau também falou sobre os cindo princípios nos quais o Pilates é trabalhado que são: respiração, centralização, controle, precisão e fluidez, e falou sobre a importância de tudo isso em nossas vidas, “O Pilates ajuda as pessoas a se recuperarem de diversas enfermidades, além de ser um hábito de vida saudável, pois melhora a coordenação motora e previne doenças como o Mal Parkinson. O Pilates ajuda, ainda, na mobilidade e flexibilidade”.

Na conclusão da palestra Cacau respondeu algumas dúvidas da turma e concluiu contando uma curiosidade “a atividade física ativa os hormônios que trazem a nós a sensação de prazer. ”

O estúdio de Cacau Mariano fica localizado na Rua Vereador João de Souza, 41, Morro do Maluf. Para agendar uma aula experimental é só chamar no whatsapp do estúdio (13) 99792-1221.

Felipe Chagas

Leandro Machado