Canto do Hino Nacional é um exercício de cidadania no Colégio Don Domênico

Alunos de todas as séries cantam o Hino Nacional todas as semanas

Nesta semana o Colégio Don Domênico retomou o canto do Hino Nacional pelos alunos. O hábito de cantar o Hino Nacional surgiu no governo de Getúlio Vargas em 1932. Neste período cantar era considerado sinal de amor à pátria. Com o passar do tempo o canto do Hino nas escolas se tornou apenas uma obrigação legal, com a criação no dia 22 de setembro de 2009 de uma lei obrigando as escolas executarem ao menos uma vez na semana.

No Colégio Don Domênico, por iniciativa da Coordenadora Pedagógica, Alessandra Passaes, o hábito de cantar o hino é mais do que uma obrigação. “A formação de um cidadão passa pela sua consciência patriótica. Conhecer o hino, seu significado e cantá-lo é uma expressão importante de cidadania e amor à pátria”.

Segundo Alessandra, o cenário atual traz uma responsabilidade ainda maior para as escolas na formação do cidadão do futuro. “Em um momento tão conturbado da política brasileira, com a nação envolta em uma série de escândalos de corrupção, é importante despertar nos mais jovens esse amor à Pátria, uma vez que, eles serão os responsáveis por construir o Brasil do Futuro”, afirmou.

O compositor do Hino Nacional Brasileiro chamava-se Joaquim Osório Duque (1870 – 1927), e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). O hino surgiu poucos anos depois da Independência do Brasil, e hoje é um símbolo histórico para a nação.

O Hino Nacional será reproduzido três vezes por semana, com turmas diferentes. Nas segundas-feiras as turmas que irão cantar o hino serão: 1ºAT, 2ºBT, 3ºBT, 4ºAT, 4ºBT e 5ºAT.Nas terças-feiras serão as turmas: 1ºBT, 1ºCT, 2ºAT, 3ºAT e 5ºBT e nas quartas-feiras serão as turmas de Educação Infantil.

Leandro Machado