2º Dia de Capacitação aborda a dinâmica Rotação por Estações

Cerca de 30 professores e membros da coordenação e diretoria da Faculdade participaram da dinâmica

Na noite de ontem (09/08), como parte do Curso de Especialização em Metodologias Ativas, desenvolvido pela Faculdade Don Domênico, foi realizada a dinâmica Rotação por Estações, dando sequência ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao Ensino Híbrido, que será aplicado neste semestre nos cursos oferecidos pela instituição.

A atividade contou com mais de 30 professores da instituição, além de membros da Coordenação e Diretoria, reforçando o compromisso e a seriedade do processo de implantação do novo DNA da Faculdade – Qualidade, Inovação e Engajamento.

“A participação de membros da coordenação e direção dão a exata noção da mudança de cultura que está sendo promovida pela instituição, sempre tendo como principal objetivo a melhora do sistema de ensino, com vistas ao melhor aproveitamento do aluno”, afirmou Prof. Leandro Machado, um dos responsáveis pela dinâmica realizada ontem.

A atividade teve a duração de aproximadamente uma hora, e seguiu o método consolidado nas principais pesquisas desenvolvidas sobre o tema no mundo. Após a realização da dinâmica os professores participaram de intenso debate a respeito da aplicação da mesma, gerando feedback fundamental para sua correta utilização.

“A dinâmica faz com que o aluno tenha que se dedicar inteiramente ao estudo. Em razão do limite de tempo em cada uma das estações, os alunos são obrigados a se dedicar, a fim de completar sua ficha de trabalho. Não há tempo para dispersões, pois, ele será cobrado pelos demais alunos”, afirmou Fernando Passaes, Diretor da Faculdade Don Domênico. Posição corroborada pelo coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Marcel André Valluis, “Pelo fato ser o mesmo tema, abordado de maneiras diferentes, há muita concentração fazendo com que o conteúdo seja absorvido de maneira rápida. O tempo passou rápido, pois, não há dispersão”, afirmou.

Para a Profa. Eliza Ercolin o material das estações deve estar alinhado ao perfil dos alunos. “A atividade foi muito proveitosa, no entanto, me preocupa o fato de que os textos sejam muito densos para o aproveitamento do aluno. Nesse sentido, o professor deverá ter muito cuidado no planejamento da atividade”, afirmou.

Na noite de hoje os professores, coordenadores e diretor da Faculdade Don Domênico participarão de uma atividade na modalidade “Sala Invertida”. O responsável pela dinâmica será o Profo Olair Garcia Júnior.

Leandro Machado