Alunas do Curso de Pedagogia desenvolvem Jogos Adaptados e Atividades Sensoriais para alunos com deficiências diversas

Atividades fizeram parte da disciplina Inclusão e Atenção às Necessidades Educacionais Especiais ministrada pelo Prof. Me Marcos Eduardo dos Santos   

 

Como parte do Projeto Piloto instituído pela Faculdade Don Domênico, por meio do NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras, a Turma do 6º Semestre de Pedagogia participou de uma série de atividades dentro da disciplina de Inclusão e Atenção às Necessidades Educacionais Especiais, ministrada pelo Prof. Me Marcos Eduardo dos Santos.

Na oportunidade, os alunos vivenciaram uma nova experiência de aprendizagem, sendo colocados na posição de protagonistas da sua própria aprendizagem, por meio da adoção de metodologias ativas.

Segundo Marcos Eduardo, a experiência o levou a rever seus conceitos a respeito do ensino e aprendizagem, transformando sua pratica em sala de aula

“Não foi fácil, pois estamos acostumados pela própria formação a realizarmos uma preleção, explanação sobre aquele assunto que dominamos, porém muitas vezes os alunos não estão colocando a mão na massa, não estão experienciando com a mesma intensidade com a qual lhe estou apresentando”.

E, completou: “Percebi que este é o diferencial quando utilizamos uma metodologia, por exemplo, como a sala de aula invertida, os alunos se apropriam de fato do conhecimento, ficam mais motivados, ativos em aula e vamos percebendo uma transformação gradativa em seu discurso, o que significa que estão elaborando, compreendendo e fazendo conexões entre os saberes, de fato construindo o seu conhecimento”.

Visando proporcionar subsídios para que o futuro educador possa atuar de forma eficiente com os educandos em geral, realizando um trabalho docente inclusivo, os alunos do 6º Semestre tiveram que confeccionar Jogos Adaptados e Atividades Sensoriais para alunos com as diversas Deficiências estudadas. Para o desenvolvimento das atividades os alunos tiveram que vivenciar diversas deficiências, a fim de elaborar as melhores soluções para atuar de forma segura e eficiente com os educandos com necessidades educacionais especiais.

Alunas simulam deficiência visual para testar jogos

 

Marcos Eduardo afirma que a adoção das metodologias ativas é um caminho sem volta. “Durante muitos anos lecionei adotando um formato mais discursivo, é fato, essa experiência me permitiu assumir um papel diferente perante os meus alunos. Acredito que este processo vivido não tem volta, não tenho mais como lecionar no estilo tradicional depois de ter vivenciado tantas riquezas de conhecimento e trocas de experiências com os meus alunos. Estamos vivendo uma grande mudança na Educação, quebrando muitos paradigmas e eu quero fazer parte desta mudança!”, finalizou.

Prof. Me. Marcos Eduardo dos Santos Docente das disciplinas de Educação Inclusiva Políticas e Práticas; Inclusão e Atenção às Necessidades Educacionais Especiais; Psicologia da Educação – desenvolvimento e aprendizagem

 

Sobre o Curso de Pedagogia

Tipo de curso: Licenciatura Plena

Período: Noturno

Duração: 3 anos e meio

Coordenador: Prof.ª Me. Cláudia Santos do Nascimento Gomes

Processo Seletivo 2017/2

 

Leandro Machado