Projeto de Capoeira do Colégio Don Domênico inspira disciplina e respeito

Projeto atende 110 alunos do ensino infantil, fundamental e médio

 
Iniciado em meados de 2005, o Projeto Capoeira Pedagógica desenvolvido pelo Colégio Don Domênico, sob coordenação do Prof. Rodolfo de Oliveira, mais conhecido como “Jabuti” por seus alunos, tem contribuído decisivamente na disseminação de valores humanos fundamentais como o respeito e a disciplina, além de difundir a cultura brasileira por meio da capoeira.
“Procuro desenvolver a autoconfiança dos alunos, promover a disciplina e compartilhar os diversos aspectos culturais relacionados à capoeira, a luta, a música e os costumes que remontam aos tempos do descobrimento do nosso País”, afirma o professor Rodolfo.
Segundo Rodolfo, o projeto teve início a partir de uma iniciativa desenvolvida no Centro Esportivo. “Durante as apresentações percebemos que as crianças ficavam olhando fascinadas, daí surgiu a ideia de desenvolver algo permanente no colégio”.
Na oportunidade, o Administrador do Colégio, Marcelo Mendes Passaes, apostou na ideia e o projeto passou a ser parte das atividades desenvolvidas na instituição.
“O projeto teve início com uma quantidade pequena de alunos da educação infantil, mas, devido ao sucesso foi estendido a alunos do Fundamental I e II. A procura tem sido cada vez maior, a ponto de gerar fila de espera, tamanho é o retorno positivo da iniciativa.” Marcelo destaca ainda, o aspecto interdisciplinar da iniciativa. “O mais bacana é que além de ser uma arte marcial, a capoeira é vista como uma atividade esportiva. Nesse sentido, conseguimos alinhar prática esportiva, arte marcial e disseminar um pouco da cultura afro-brasileira, o que é muito importante”, finalizou.

O projeto conta com o apoio de pais e mães que, diariamente, assistem as apresentações e comemoram o fato de que as crianças podem desfrutar de uma atividade que exercita além das questões motoras, princípios fundamentais na formação de seus filhos.
“Desenvolve a parte motora, a coordenação, respeito, cultura e a disciplina, questões fundamentais no desenvolvimento de cidadãos”, afirma Gleyce Moraes, mãe da Lara que participa do programa há três anos. Davíd Lachinski, pai do Diogo, que frequenta as aulas há quatro anos, reforça que o principal motivo do sucesso da iniciativa é o exercício de questões básicas como o respeito, a cultura e acrescenta a liderança como um fator adicional.
Com quase trinta anos de experiência, Jabuti destaca a potência pedagógica da capoeira. “As escolas perceberam a importância da inserção da capoeira na formação de seus alunos, com vistas à promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida”.
O projeto Capoeira Pedagógica desenvolvido no Colégio Don Domênico é considerado uma das principais iniciativas dessa área na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Sobre a capoeira

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira muito conhecida em todo o Brasil e também de reconhecido valor internacional. A prática, que é ao mesmo tempo luta, dança, esporte e arte.
Em 26 de novembro de 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.

Prof. Rodolfo e alunos 
Leandro Machado
Com informações da UNESCO