Colégio Don Domênico promove atividades em comemoração à Semana das Crianças

Contação de Histórias, Cinema e Gincana foram algumas das atividades realizadas ontem

Ontem (09/10), dando início às comemorações da Semana da Criança, o Colégio Don Domênico recebeu a contadora de histórias Poliana e a Assessora do Sistema SER, Denise, para a já tradicional sessão de contação de histórias no auditório da instituição. A história foi “Couro de piolho”, do livro “Contos tradicionais do Brasil”.  Todos os anos o colégio promove essa ação dirigida aos alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

A história começou com uma brincadeira onde todos precisavam falar juntos um trava línguas, “eu não achei nenhum trava línguas com piolhos, mas achei com carrapatos” brincou Poliana.  O trava línguas foi o seguinte: “Num ninho de carrapatos  com 7 carrapatinhos, qual carrapateador, o descarrapateará?”. As crianças falaram juntas e foram convidadas a participar do teatro durante a contação da história, tornando a atividade ainda mais animada.  Os personagens, a princesa, um nobre um pé de chinelo, e João foram interpretados pelos alunos, escolhidos de forma aleatória por Poliana, gerando muitas gargalhadas dos presentes. Cada sessão da contação de histórias teve a duração de cerca de 35 minutos, envolvendo aproximadamente cem alunos Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

Durante o dia foram realizadas outras atividades, como ida ao cinema para assistir ao filme “Picapau”, uma competição de jogos de lógica, promovido pela Profa. Erica Duarte, além de uma gincana no pátio do Colégio.

 

 

Participaram da gincana alunos do 4ºAT da Profa. Iêda Willens, 4ºBT da Profa. Luciana Reis e 5ºAT da Profa. Érica Duarte. A primeira competição da gincana foi elaborada com o intuito de estimular o trabalho em equipe. “Os alunos se sentaram no chão formando um círculo, de costas para o centro. Seus calçados foram colocados no centro do círculo de forma aleatória. Ao sinal as equipes tinham que encontrar os calçados e coloca-los o mais rápido possível. A equipe mais rápida venceu a prova”, afirmou Luciana.

A segunda atividade foi a brincadeira “passar embaixo da ponte”, onde todos do círculo ficavam de pé e com as pernas abertas virados todos para o mesmo sentido, e a primeira equipe em que todos seus integrantes passassem debaixo de todos os colegas vencia. “A brincadeira, além de muito animada, também trabalhou o trabalho em equipe e a agilidade das crianças, gerando uma disputa sadia entre os alunos”, afirmou Ieda.

Para finalizar, em duplas as crianças sentaram-se de costas para o seu parceiro com os braços entrelaçados. A equipe onde as duplas se levantassem mais rápido venceria a prova, gerando mais uma vez, uma intensa disputa. “No início da atividade, todos imaginavam que essa seria a missão mais fácil, mas, perceberam que, sem a cooperação com a sua dupla, a tarefa de se levantar era praticamente impossível”, afirmou Érica.

A programação da semana da criança continua nesta terça-feira com a realização de mais atividades.

Felipe Chagas

Leandro Machado