Pedagogia é uma das áreas com maior empregabilidade no Brasil

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o índice de pedagogos empregados no Brasil é de 94,13%

O Curso de Pedagogia ao longo dos últimos anos se tornou mais diversificado e indispensável em uma série de áreas do mercado, tornando seu campo de trabalho cada vez mais amplo, fazendo da carreira uma das mais promissoras no que se refere à empregabilidade.

“Hoje o profissional de pedagogia está presente tanto em escolas, atuando como educador, como trabalhando em muitas outras áreas e instituições públicas e privadas”, afirma a coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Don Domênico, Profa. Me. Cláudia Gomes.

“A construção das matrizes do curso está cada vez mais alinhada à inovação, tornando o processo de formação desse profissional mais ativa e alinhada aos quatro pilares da educação: aprender a aprender (pesquisa), aprender a fazer (prática), aprender a conviver (trabalhos em grupo) e aprender a ser (transformação pessoal)”, destaca Cláudia.

Mercado de trabalho para Pedagogia

Com um mercado de trabalho em ascensão, o pedagogo encontra oportunidades variadas em espaços como:

Escolas Públicas e Privadas: atua como professor das turmas iniciais (infantil e básico), como gestor da escola ou supervisor pedagógico.

Organizações Não Governamentais (ONGs): desenvolve projetos pedagógicos e acompanha ações que ajudam a melhorar a qualidade de ensino em regiões mais carentes do País.

Editoras: presta serviços de pesquisa, projeção e análise que contribuam para a produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica.

Pedagogia Hospitalar: atua em ambientes hospitalares, dando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo. A ideia é ajudar os pequenos pacientes a não perderem o ano escolar e a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Para isso, contam com a realização de atividades lúdicas e recreativas.

Educação Especial: atua na educação de crianças com diversos tipos de deficiência, físicas e mentais. É um conhecedor das abordagens pedagógicas para cada condição.

Educação de Jovens e Adultos: pode oferecer apoio na formação específica para jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos no tempo regular.

Áreas de gestão ou de empreendedorismo onde a Pedagogia está sendo bastante utilizada no momento:

Recursos Humanos – muitas empresas buscam pedagogos para atuarem no departamento de Recursos Humanos, ajudando a cuidar de diversos aspectos relacionados aos funcionários e suas famílias. Os conteúdos vistos no curso de Pedagogia ajudam o profissional a desenvolver uma maior sensibilidade no trato com o outro, o que pode ser de grande valia para a gestão de pessoas.

Treinamento e Desenvolvimento – os pedagogos estão sendo demandados para trabalharem na área de treinamento e desenvolvimento de mão de obra em empresas de grande porte ou indústrias. Ele é o responsável por criar políticas de formação interna e definir os métodos mais efetivos de aprendizado para o perfil da empresa onde trabalha.

Consultoria Pedagógica – o pedagogo pode prestar consultoria a escolas, ONGs, editoras, empresas e embarcar em qualquer projeto voltado à educação geral e formação de quadros profissionais. É uma atividade que requer alta especialização e uma boa rede de contatos para funcionar.

Leandro Machado

Com informações do Guia da Carreira

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/