Palestras encerram o Encontro de Letras da Faculdade Don Domênico

Evento foi promovido pela Coordenação do Curso de Letras  e reuniu alunos de diversos semestres

No segundo dia do Encontro de Letras as convidadas do evento foram as professoras Claudia Magalhães Gil e Isabella Pinheiro. Na primeira palestra sobre o tema “Da Impressão Ao Impressionismo”, Claudia mostrou aos alunos diversas obras de artes e explicou o que os artistas queriam dizer para o publico com elas. “Existem vários tipos diferentes de se expressar e a arte é um deles. O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Uma arte visual. Pintores como o Courbet, Manet, Monet, Renoir e Degas se expressam por meio de suas obras”, afirmou.

Claudia Gil e Cláudia Gomes

Segundo ela, a arte nem sempre consegue agradar todos e muitas vezes não entendemos o significado dela. “A arte pode ser negativa, mas ter uma mensagem positiva ao mesmo tempo. Quando você não gostar de uma arte, pesquise sobre ela para saber o que o artista estava querendo dizer”, sugeriu.

Na segunda palestra do dia, Isabella Pinheiro discutiu “A Relação Entre Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e Suas Alterações”. “A criança precisa ser estimulada a falar. Desde a época que ela esta na barriga da mãe ate os primeiros anos de vida. Falar faz parte da nossa herança biológica hereditária”, afirma

Isabella Pinheiro e Claudia Gomes

De acordo com Isabella, as primeiras formas de comunicação pré-linguísticas são o choro (do nascimento) e o choro diferenciado (de fome, sono, manha etc.). Depois vem o balbucio que é um barulho universal encontrado em todos os bebês e o balbucio socializado que é para chamar atenção ou para fazer um pedido. As primeiras palavras vem depois com 12 – 18 meses. “Aparelhos como celulares e tablets atrapalham nesse desenvolvimento, pois eles não estimulam a fala. É importante que os adultos conversem com as suas crianças para ajudar nessa fase de aprendizagem”, finalizou.

A coordenadora do Curso de Letras, Profa. Cláudia Gomes comemorou o resultado do evento e aproveitou para parabenizar os alunos envolvidos no projeto. “Foi um evento muito proveitoso. O cuidado com a sua preparação, a qualidade das palestras e o envolvimento do público do evento, fizeram dele um momento único”.

Mayra Bueno

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/