Representantes da Faculdade Don Domênico participam de reunião sobre Redes de Cooperação no Semestre

Redes discutem Alianças Estratégicas, Sinergias e Compartilhamento em Benefício do Ensino Superior Brasileiro.

Ontem (15/08), o Diretor o e a Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênic, Prof. Me. Fernando Mendes Passaes e Mônica Machado Alonso participaram de reunião das Redes Regionais de Cooperação na sede do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino superior no Estado de São Paulo).

As Redes Regionais de Cooperação foram criadas com o intuito de integrar instituições de ensino superior que queiram ter relevância e impacto na sociedade, especialmente, no que se refere à melhoria dos processos acadêmicos e administrativos.

Atualmente, funcionam sete redes espalhadas pelo Brasil, cada uma em um estágio diferente de implantação, mas, todas com o mesmo propósito. “Foi interessante perceber como as instituições envolvidas colaboram para o setor como um todo, levando à melhoria dos processos acadêmicos e administrativos”, destacou Fernando Passaes.

A Faculdade Don Domênico integrará a oitava rede que está sendo constituída. “A experiência das demais redes comprova a importância da colaboração na sustentabilidade das instituições de ensino superior e o aperfeiçoamento dos serviços prestados, razão pela qual, estamos nos inserindo no projeto”, afirmou.

João Baltazar – Coordenador de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação- SEMESP, Mônica Alonso – Coordenadora do NUPPI Don Domênico, Fernando Passaes – Diretor da Faculdade Don Domênico, Valdir Lanza – Diretor da UNIBR, Andréia Antonacci – Coordenadora do Curso de Direito da FADISP e Fábio Reis – diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp

Entre os assuntos abordados no encontro, estavam a Internacionalização; EAD; Compras; DPs; Treinamento de Professores; Acadêmico – Publicação de Artigos; Maketing; Gestão; Redução de Custos; TI, Plano de Carreira; ENADE; e Relacionamentos com Egressos. “A ampla gama de assuntos é mais um indicador da importância da colaboração entre as instituições, uma vez que, a troca de experiência é uma importante ferramenta na busca pela excelência dos serviços prestados em diversas áreas”, lembra Mônica Alonso.

Segundo o SEMESP, a palavra-chave na construção de Redes Regionais de Cooperação eficazes é a CONFIANÇA. “Os impactos positivos são explicados pela cooperação efetiva entre as IES, que só se tornou possível graças à confiança adquirida entre as pessoas que participam das Redes. Aliás, a confiança é uma palavra chave em processos de colaboração e explica o sucesso das redes.

Após cada debate a conclusão era que a redes criam sinergias, geram economia, adquirem escala, ganham força, e nossa crença é de que é preciso organizar mais e mais Redes de Cooperação no Brasil. Essa tem sido uma das funções do Semesp: colaborar com a sustentabilidade e com o sucesso de seus associados.

Redes Regionais de cooperação SEMESP

Alianças Estratégicas, Sinergias e Compartilhamento em Benefício do Ensino Superior Brasileiro.

Redes Regionais de cooperação

Maior desempenho do ensino superior com baixo custo

Uma característica do século 21 é a construção de redes, unindo pessoas e empresas em torno de um propósito comum. Inspirado por esse movimento, em 2016 o SEMESP criou as Redes  Regionais de Cooperação. Seu principal objetivo é estimular alianças entre instituições privadas de ensino superior no Brasil, bem como promover o compartilhamento de ideias, projetos e ações efetivas que permitam sinergias e economias, não só na área acadêmica, mas também no setor administrativo das IES.

Como Funciona

Compartilhando o mesmo objetivo.

Os chefes das IES das Redes Regionais de Cooperação – SEMESP tem um conjunto de serviços acadêmicos e administrativos que, quando compartilhados, permitem sinergias, menores custos e melhoram os resultados financeiros e eficiência institucionais.

Estes são alguns assuntos que as redes discutem, buscando melhorias para as instituições.

A cooperação é entendida como um dos caminhos para a melhoria dos processos acadêmicos e administrativos.

Leandro Machado

com informações do SEMESP

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