Alunos do Ensino Fundamental II participam da exposição de tapetes no Dia de Corpus Christi

O Colégio Don Domênico é o único do Guarujá que participa da exposição na cidade mantendo sua tradição e riqueza em cultura social.

Na última quinta-feira (31/05), alunos do Colégio Don Domênico foram até a Igreja Matriz participar da confecção dos tapetes de Corpus Christi acompanhados pela professora de Artes Ana Cristina. “Os alunos confeccionaram 2 tapetes que depois se juntaram e formaram apenas 1, também fizemos uma homenagem ao Colégio Don Domênico que neste ano comemora seus 40 anos, expondo a frase ‘40 anos ensinando’ em um dos tapetes”.

Ao todo, quatro turmas do ensino fundamental II participaram da confecção, foram eles: 8ºAm, 8ºBm, 9ºAm e 9ºBm e a aluna Suelen Alencar do 1ºCa do Ensino Médio.

Além da professora Ana Cristina, estiveram presentes também, a professora Gisele A. Dutra e a estagiária da professora de Artes Mariane Nascimento. “Foi uma honra coordenar as crianças e estar mais uma vez com elas. Acordamos bem cedo, mesmo sendo feriado, para conseguirmos um bom lugar, chegamos todos por volta das 7:00 e 7:30 e trabalhamos até as 13:00.”, afirmou a professora Ana Cristina de Artes.

Foram utilizados como material no tapete: Serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, fubá, fitas de papel, farinha e cal, materiais levados pelos alunos, que se encarregaram de fazer todo o trabalho, com a coordenação da professora Ana Cristina. “Os alunos desenvolveram todo o trabalho com muito carinho e dedicação”, afirmou.

A Aluna Nair Lledó do 8ºBm foi a escolhida para fazer a transcrição do desenho no asfalto, e, logo em seguida, os alunos fizeram a parte da pintura por cima da arte, sempre acompanhados de Ana Cristina que corrigia alguns pontos mostrando a eles a melhor forma de realizar o trabalho. “A orientação é importante, especialmente, no sentido de inspirá-los e mostras a importância do cuidado com detalhes que podem fazer grande diferença na obra de arte”, destacou.

Segundo Ana Cristina, todo o trabalho e esforço vale a pena, especialmente, com o feedback dos alunos que diziam “Tia, eu nem acredito que fomos nós que fizemos tudo isso”. “É muito gratificante ver o quanto eles se empenharam, enquanto muito aproveitaram o feriado para dormir até mais tarde, eles resolveram se unir para fazer um trabalho voluntário em homenagem ao Colégio, e ao Padre Domênico”, comemorou Ana Cristina.

Após a Confecção do tapete, a professora Ana Cristina juntou os alunos para fazer brincadeiras infantis, relembrando assim as brincadeiras tradicionais da nossa cultura, mostrando a eles o quão especial é um momento como esse. “Independente da cultura religiosa, ou social, todos estavam juntos brincando e expondo um trabalho num dia de celebração católico, porém o verdadeiro sentido que é que temos que aproveitar nossos amigos e as pessoas que temos ao nosso redor, pois, desta forma, seremos verdadeiramente felizes”, finalizou.

Felipe Chagas

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas para o ano de 2018. Saiba mais sobre a nossa proposta no site http://www.colegiodondomenico.com.br/